A Seleção Nacional de Futebol de Rua que vai participar no Campeonato do Mundo foi apresentada esta terça-feira na Cidade do Futebol. O projeto da Associação Cais conta com a Federação Portuguesa de Futebol como um dos seus apoios mais antigos, sendo inclusivamente distinguido pela UEFA como uma das iniciativas que mais se destacaram no âmbito da inclusão social.
O vice-presidente da federação João Vieira Pinto, embaixador do projeto de Futebol de Rua, foi o primeiro a usar da palavra na conferência de imprensa de antevisão realçando a vitória que é esta iniciativa desde a sua fundação: “já somos vencedores há muito tempo, não só desportivamente, mas também socialmente. Tenho muita honra em ser embaixador desta seleção. Está casa será sempre vossa e desejo sorte a todos dentro e fora de campo”.
O coordenador do Futebol de Rua da Associação Cais (entidade responsável pelo Futebol de Rua em Portugal), Gonçalo Santos, agradeceu à FPF, realçando o crescimento do futebol de rua feminino, culminando na primeira seleção mista neste Campeonato do Mundo: ” esta presença marca as 20 participações do futebol de rua, crescemos nos mais diversos indicadores e o que mais me orgulha é termos crescido no futebol de rua feminina . Assumimos o compromisso de ter uma seleção mista, ao longo dos últimos anos fizemos um grande investimento e é com grande orgulho que digo que 30% dos participantes no futebol de rua são do sexo feminino.
Gonçalo Santos enfatiza ainda a dedicação e empenho de todos: “participamos no campeonato do mundo desde 2004, todas as seleções são trabalhadores, mas esta tem mostrado empenho desde o início. Não sabemos se vamos ganhar, mas tenho a certeza que este conjunto vai dignificar o nome de Portugal.”
Na cerimónia marcaram também presença Salomé Faria (diretora de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas ), Domingos Almeida Lima (Fundação Benfica), José Pereira da Costa (direção da Associação Cais), Susana Rodrigues (Diretora do Departamento de Desporto do IPDJ) e ainda o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, cidade que vai acolher, este ano, a final nacional de Futebol de Rua.
A Seleção Nacional, orientada por Bruno Seco desde 2011, é constituída por oito jogadores:– André Quintos (PAX Jovem, Beja)– Carlos Pinto (Mediateca / O Companheiro, Lisboa)– Evangelino “Elias” Furtado (CRIAR-T, Setúbal)– Jacinta Santos (Adamastor, Viseu)– João Cruz (Gondomar Cultural, Porto)– Neuza Nóbrega (ADM Estrela, Castelo Branco)– Nuno Rafael (Oliveira, Aveiro)– Renato Mendonça (AMDpT, Madeira).
Rafael Santos (Team Manager), Nuno Rodrigues e Francisco Seita são os restantes elementos da equipa ténica da comitiva nacional.
Nuno Mendes e Luciano Gonçalves, serão árbitros portugueses presentes no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua.
O Mundial realiza-se de 8 a 15 de julho na cidade de Sacramento, Califórnia, nos Estados Unidos da América. A competição internacional pretende veicular o poder positivo e mediático do futebol como maneira de promover a inclusão social.