Os tempos são incertos e, por isso, o medo e a insegurança tendem a prevalecer. A missão da Associação CAIS é neste momento ainda mais urgente e necessária. Por isso, a nossa porta continua aberta TODOS OS DIAS.
No Centro CAIS Lisboa, a Associação CAIS continua a garantir as refeições diárias a todos os utentes e as suas famílias, bem como outros alimentos disponibilizados pelo Banco Alimentar. Além desta resposta, o Gabinete de Intervenção Comunitária assegura os atendimentos aos utentes, presencialmente (quando se trata de uma situação grave), mas na maioria dos casos via telefone.
Brevemente, as Sessões Move (que promovem o desenvolvimento de competências sociais através do futebol para os participantes de Lisboa) e as ADPS (Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social) irão recomeçar via online.
Nestas últimas, está a ser criado um grupo de Facebook dirigido em exclusivo aos utentes que participavam presencialmente nas ADPS. Neste grupo, irá disponibilizar-se conteúdos abordados anteriormente. A ideia é possibilitar uma revisão dos conteúdos já abordados, mas direcionados para o contexto vigente. Ou seja, iremos canalizar as competências já trabalhadas, tendo por base a metodologia não formal, para servirem de ferramentas ao contexto de isolamento atualmente vivido. Para reforçar esta abordagem e permitir um maior contacto entre os utentes e os técnicos da Associação CAIS, serão ainda feitas vídeo-chamadas com todos os participantes. A periodicidade destas sessões é de duas vezes por semana.
A Associação CAIS pretende transformar o isolamento dos seus utentes num ambiente onde valores como a entreajuda, a proximidade e a partilha prevalecem.