Sabia que, 40% dos atletas são mulheres, mas apenas recebem 4% do total da cobertura mediática desportiva e menos de 1% do total dos patrocínios desportivos?
Estes números são um reflexo dos desequilíbrios que ainda persistem em qualquer setor da sociedade e o desporto não é uma exceção. Embora presentes, as mulheres não são devidamente visíveis nas práticas desportivas em que competem.
Conscientes destas desigualdades e comprometidos com a promoção da inclusão, dentro e fora de campo, o Projecto Futebol de Rua lançou, em parceria com a ADIDAS, através do programa Breaking Barriers, a campanha “Vence Uma, Vencemos Tod@s”, com o objetivo de sensibilizar para a falta de representatividade e visibilidade das mulheres no Desporto, mais concretamente no Futebol.
A desigualdade não faz parte das linhas de jogo do Projecto Futebol de Rua.
Em julho, 20 participantes do Projecto Futebol de Rua reuniram-se, durante três dias, para frequentarem uma formação em igualdade de género. Consideramos que, além de garantir a visibilidade destas participantes é igualmente necessário, promover a consciencialização, das próprias, para esta temática.
Estas 20 participantes são o rosto da campanha “Vence Uma, Vencemos Tod@s”, porque acreditamos que as suas vitórias precisam e devem ser celebradas.
O Projeto Futebol de Rua é pela Igualdade de Género no Desporto e em Tudo.