futebolderua2024
FRUA LOGO 2004 (1)

Iniciado em 2004, pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção e promoção da inclusão social.

O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação,  no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do programa “Football for Hope” e do “FIFA Foundation Community Programme” da FIFA.

O projecto faz parte também do Progression Pathways in Social Sports, um projeto internacional em conjunto com os Países Baixos, França, Noruega, Grécia e Hungria. O objetivo é trabalhar na participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social nestes países. Através da formação dos participantes desportivos de cada país para se tornarem treinadores de desporto social e iniciar novos projectos desportivos para pessoas em situação de vulnerabilidade na Europa.


Foi ainda galardoado pela UEFA Foundation for Children e pela Federação Portuguesa de Futebol em 2017 e os elementos da Seleção Nacional de Futebol de Rua receberam, em 2018, um Louvor do Presidente da República Portuguesa.

 

PORQUÊ O FUTEBOL?

Além de promover o acesso ao Desporto e a Inclusão pelo Desporto, o Projecto Futebol de Rua, devido ao poder positivo e mediático do Futebol e as componentes colectiva e participativa da sua prática pretende:

- Colocar a luta contra a pobreza e a promoção da inclusão social no centro das atenções da comunidade, da população em geral, dos media e do poder político promovendo a valorização da imagem dos seus participantes;

- Promover novas aprendizagens;

- Promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e capacidades para a vida ativa;

- A concretização dos princípios de igualdade oportunidades, cidadania e participação social.

f-02
INCLUSÃO PELO DESPORTO - VECTORES

O Projecto Futebol de Rua promove 5 iniciativas, usando a metodologia de educação não formal, que visam o desenvolvimento de valores, competências pessoais e sociais: 

  • Encontro de Promotores Distritais e Regionais e Formação em Métodos de Educação Não Formal: destinado às equipas técnicas das entidades designadas Promotoras Distritais e Regionais, iniciou em 2017 e reúne, anualmente, as equipas técnicas dos Distritos e Regiões Autónomas para um encontro de partilha de boas práticas e formação em métodos de ENF, durante 4 dias. 

 

  • Encontro Treinadores e Formação Técnica e Tática de Futebol de Rua: destinado a treinadores/as de Futebol de Rua, nomeadamente antigos/as participantes, iniciou em 2020 e reúne, anualmente, os/as selecionadores e treinadores/as distritais e regionais para um encontro de capacitação, durante 4 dias. 

 

  • Sessões MOVE: destinadas aos participantes do Distrito de Lisboa, iniciadas em 2013 no âmbito da iniciativa MOVE PILOT, da ISCA, promovidas 1/2 vezes por semana, em Lisboa combinam a prática de futebol de rua, intergeracional, com educação não formal potenciando o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e o envelhecimento ativo ao mesmo tempo que viabilizam o acesso à prática desportiva.

 

  • Move-te, faz Acontecer: destinada a participantes e profissionais de todo o país. A iniciativa “Move-te, faz Acontecer” foi iniciada em 2013 em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto e o Programa Juventude em Ação / Programa Erasmus+ JA. A iniciativa recorre à educação não formal para promoção do desenvolvimento de valores, competências pessoais e sociais dos/as participantes.\

 

  • “Curso de Arbitragem de Futebol de Rua”: Destinada a antigos/as participantes do Projecto Futebol de Rua. A iniciativa, iniciada em 2015 em parceria com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol permite a antigos/as participantes continuarem envolvidos no Projecto Futebol de Rua desempenhando as funções de Árbitro/a. A iniciativa permite ainda que continuem num processo contínuo das suas competências pessoais e sociais.
ACESSO AO DESPORTO:
O TORNEIO NACIONAL DE FUTEBOL DE RUA

Uma competição de Futebol Inclusivo que promove o acesso ao desporto e coloca em prática os valores, competências pessoais e sociais adquiridas, nas iniciativas referidas anteriormente e indispensáveis ao processo de capacitação e integração social.

É igualmente o principal momento do Projecto, uma iniciativa anual, de âmbito nacional, que inclui as regiões autónomas e uma estratégia de intervenção inovadora.

O Torneio Nacional decorre em 2 fases, uma fase distrital/regional que reúne todas as equipas das organizações do respetivo Distrito/RA e uma fase nacional que reúne todas as seleções distritais e regionais num evento de 4 a 5 dias que além do torneio inclusivo conta com atividades culturais, recreativas e educativas. 

AS SELECÇÕES NACIONAIS DE FUTEBOL DE RUA

As Seleções Nacionais de Futebol de Rua, reconhecidas como tal pela Federação Portuguesa de Futebol, têm como objetivo criar oportunidades para uma plena integração social dos/as participantes e, em simultâneo, garantir a preparação desportiva necessária para a representação em competições internacionais de Futebol de Rua, nomeadamente, o Homeless World Cup (Campeonato do Mundo de Futebol de Rua), onde as cores nacionais foram defendidas, anualmente, desde 2004.

As Seleções Nacionais de futebol de rua integram, ainda, um estágio de preparação que compreende treinos desportivos, treinos de competências pessoais e sociais, atividades culturais, educativas e recreativas com o intuito de alcançar os objetivos anteriormente referidos.

seleçao_nacional_futebol_de_rua
PÚBLICO-ALVO

Destina-se a homens e mulheres, que se encontrem em situação de fragilidade social, nomeadamente a viver uma situação de fragilidade habitacional (que residem em centros de acolhimento, internatos, quartos - subalugados ou de pensão, habitações ilegais, habitações degradadas – sem as condições básicas de habitação e habitações sociais).

Os jogadores devem ter idade igual ou superior a 15 anos, apresentar condições mínimas de saúde física e mental que permitam a prática desportiva, e devem estar integrados em projetos sociais ou serem acompanhados por instituições de âmbito social, sendo através destas que podem integrar uma equipa.

FASES

1. Encontro Nacional Promotores/as Distritais e Regionais e Formação em Métodos de ENF: março de 2024;

2. Formação Técnica de Treinadores/as de Futebol de Rua: 9 a 12 abril de 2024

3. Torneios/ligas distritais: abril - julho 2024*; 

4. Workshops Move-te, Faz Acontecer: abril - julho 2024;

5. Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua: 23 a 27 de julho 2024;

6. Curso de Árbitro de Futebol de Rua: 22 a 27 julho;

7. Estágio da Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua: 9/10 a 19 de setembro.

8. Campeonato do Mundo de Futebol de Rua: 21 de setembro a 28 de setembro 2024.


*Consulta aqui as datas dos torneios distritais e regionais, assim como os contactos dos promotores:

CAMPEONATO DO MUNDO DE FUTEBOL DE RUA

A Associação CAIS é responsável pela selecção e preparação da comitiva portuguesa para o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua (HWC).

Participações internacionais da Selecção Portuguesa de Futebol de Rua:
  • HWC'23 EUA - 4º lugar na classificação geral;
  • HWC'22 Mundialito Madrid - 1º lugar na classificação geral;
  • HWC' 19 PAÍS DE GALES 48 países participantes - 4º lugar na classificação geral;
  • HWC' 18 MÉXICO 48 países participantes - 4º lugar na classificação geral;
  • HWC’17 OSLO 48 países participantes - 6º lugar na classificação geral;
  • EFF’16 MANCHESTER 12 países participantes - 1ª lugar na classificação geral;
  • HWC’16 GLASGOW 48 países participantes - 5º lugar na classificação geral;
  • HWC'15 AMESTERDÃO 59 países participantes - 3º na classificação geral; 
  • HWC'14 CHILE 64 países participantes - 6º na classificação geral;
  • HWC'13 POLÓNIA  64 países participantes - 5º na classificação geral;
  • HWC'12 MÉXICO 54 países participantes - 5º na classificação geral;
  • HWC'11 FRANÇA  56 países participantes - 14º na classificação geral;
  • HWC'10 BRASIL 66 países participantes - 4º lugar na classificação geral;
  • HWC'09 ITÁLIA  48 países participantes - 2º lugar na classificação geral;
  • HWC’08 AUSTRÁLIA  56 países participantes - 11º lugar na classificação geral; 3º lugar da Dignitary Cup
  • HWC’07 DINAMARCA  48 países participantes - 8º lugar na classificação geral;
  • HWC’06 ÁFRICA DO SUL  48 países participantes - 11º lugar na classificação geral;
  • HWC’05 ESCÓCIA 30 países participantes - 10º lugar na classificação geral;
  • HWC’04 SUÉCIA 26 países participantes - 1ª participação de Portugal, 18º lugar;
     

HOMELESS WORLD CUP 

O Homeless World Cup (HWC) é um evento sócio desportivo organizado inicialmente pela Internacional Network of Streetpapers (Rede Internacional dos Jornais de Rua), da qual a CAIS é um dos mais de 50 membros e, desde 2009, organizado pela Homeless World Cup Foundation, da qual a Associação CAIS é o parceiro nacional. O Homeless World Cup (HWC), encontra-se na sua 19ª edição e é um evento internacional, que pretende usar o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.  A nobre iniciativa é apoiada, entre outros, pela ONU e UEFA.

Em 2024 estreou mundialmente o filme acerca deste evento.

Portugal marcou presença no filme The Beautiful Game da Netflix, através da Associação CAIS, que levou seis jovens em sua representação.

Veja aqui o trailer!

THE BEAUTIFUL GAME

RSS