Os torneios distritais do Torneio Nacional de Futebol de Rua, na Guarda (dia 29 agosto), em Braga (dia 30 agosto), em Évora (dia 04 setembro), em Beja (dia 05 setembro), em Viseu (dia 06 setembro) e em Coimbra (08 setembro) foram cancelados. Esta decisão surge na sequência das orientações específicas para o Desporto (036/2020) emitidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), no passado dia 25 de agosto, que referem o seguinte: “são, no atual momento epidemiológico, apenas consideradas, a retoma da atividade desportiva enquadrada por federações desportivas com estatuto de utilidade pública desportiva, nos termos do Decreto-Lei n.o 248-B/2008 de 31 de dezembro, na sua redação atual.” (https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/08/i026575.pdf)
Por não estar enquadrado na atividade desportiva federada e porque a grande maioria dos participantes não pertence ao escalão sénior, mencionado no referido despacho, o Projecto Futebol de Rua não teve outra alternativa senão rever o seu calendário e atividades.
“Era com expectativa que a Associação CAIS esperava pelas orientações da DGS após a autorização da prática desportiva pela resolução do conselho de ministros no final de julho. Foi, por isso, com surpresa que constatamos que as orientações específicas, agora emitidas, não incluíam o desporto não federado. A não realização das atividades desportivas do Projecto Futebol de Rua, em 2020, tem um severo impacto na saúde física e mental dos seus beneficiários, mas, por ser um projeto sócio desportivo, tem igualmente um impacto muito negativo no seu desenvolvimento pessoal e social”, refere Gonçalo Santos (Coordenador do Projecto Futebol de Rua).
Ainda assim, o Projecto Futebol de Rua irá agir em conformidade com estas recomendações, mantendo o otimismo que o reinício da atividade desportiva não Federada esteja para breve e que ainda seja possível realizar algumas atividades desportivas em 2020. Até lá, não teremos outra alternativa a não ser continuar a cancelar gradualmente todos os torneios locais e todos os eventos desportivos da edição 2020 do Projecto Futebol de Rua.
Neste momento tão atípico, queremos reafirmar que maior do que o amor ao futebol e aos valores do companheirismo, da determinação e da amizade é a proteção, saúde e segurança de todos os participantes do projeto.
No Projecto Futebol de Rua somos uma grande FAMÍLIA. Estamos juntos SEMPRE!