A 21ª edição do Torneio Nacional de Futebol de Rua chegou ao fim, com a Grande Final a ser disputada entre os dias 23 e 27 de julho, em Viseu, onde as equipas vencedoras se sagraram campeãs.
A comitiva da Região Autónoma da Madeira destacou-se como a grande vencedora do Torneio Masculino, apresentando uma equipa mista. A Madeira disputou a final masculina contra Aveiro, enquanto a comitiva de Setúbal também garantiu seu lugar no pódio. Já o prémio do Torneio Feminino acabou por ficar em casa, com a comitiva de Viseu a sair vencedora na final contra Leiria. Beja também garantiu um lugar no pódio do Torneio Feminino.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de ilustres convidados, incluindo José Alberto Ferreira, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol; Jorge Miranda, Diretor Executivo da Fundação Benfica; Pedro Miguel Ribeiro, Vereador da Educação, Ambiente e Desporto da Câmara Municipal de Viseu; Fernando Marques, dos Equipamentos Desportivos EKIS; e Hugo Ribeiro, Presidente da Adamastor, promotor local de Viseu.
Esta 21ª edição do Torneio Nacional de Futebol de Rua contou com a participação de 29 árbitros internacionais e nacionais, graças a uma parceria com a APAF e a Homeless World Cup. Houve ainda mais uma novidade nesta edição e, pela primeira vez, todo o evento foi transmitido ao vivo no canal de YouTube da Associação CAIS, em através de uma colaboração com a IPDJ, permitindo que mais adeptos pudessem acompanhar as partidas e apoiar os atletas.
Com o fecho desta competição, será agora selecionado o grupo de atletas que irá integrar a Seleção Nacional de Futebol de Rua, Equipa que irá representar o país no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua (HWC) que, este ano, se irá realizar em Seul, na Coreia do Sul, no mês de setembro. Este campeonato usa o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.
O Projeto Futebol de Rua é organizado pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, com o intuito de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social. A iniciativa proporciona o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, permitindo ainda o acesso a atividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os jovens participantes.
Para saber mais informações, aceda às redes sociais da iniciativa, no Facebook e no Instagram.