Foi no dia 29 de março, que o filme “The Beautiful Game”, inspirado no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, chegou à Netflix. Realizado com o apoio da HWC, “The Beautiful Game” é um filme sobre segundas oportunidades – onde equipas de todo o mundo descobrem que todos os caminhos vão dar a Roma e que tudo está em jogo.
O filme conta com a presença de seis antigos jogadores da Seleção Portuguesa de Futebol de Rua, representados através da Associação CAIS e do Projeto Futebol de Rua. Fábio Pacheco e Gonçalo Lourenço, do Distrito de Beja, da entidade PAXJOVEM; Mariano Abreu, Paulo Freitas e Vítor Gonçalves, da Região Autónoma da Madeira, da entidade AMDpT e Igor Correia, do Distrito do Porto, da entidade Gondomar Cultural.
As filmagens decorreram em Roma e incluíram equipas e jogadores da rede global de países membros do Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, que passaram algum tempo na capital italiana e jogaram ao lado dos atores, em campos e ambientes especialmente concebidos para replicar o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua.
Sandra Camara Pestana, Diretora Executiva da Associação CAIS, declara “Foi com grande entusiasmo que estes jovens receberam a notícia de que iriam marcar presença no filme “The Beautiful Game”. O desporto, mais concretamente, o futebol de rua, ocupa uma parte essencial das suas vidas, onde se sentem incluídos e integrados na sociedade. Ver esta modalidade chegar a uma plataforma de streaming da dimensão da Netflix é para eles e para nós, um motivo de grande orgulho”.
Sobre o filme “The Beautiful Game”
Mal (Bill Nighy, Living, About Time) é o treinador da equipa de Futebol de Rua de Inglaterra, que leva os seus jogadores a Roma com a esperança de se sagrarem campeões do Mundo de Futebol de Rua (HWC). À última hora, decide levar com eles um talentoso avançado, Vinny (Micheal Ward, Empire of Light, The Book of Clarence), que pode dar-lhes uma verdadeira oportunidade de vencer, mas apenas se estiver disposto a esquecer o seu passado e a tornar-se parte da equipa.
The Beautiful Game é escrito por Frank Cottrell-Boyce (24 Hour Party People), realizado por Thea Sharrock (Wicked Little Letters) e produzido por Graham Broadbent, Pete Czernin, Ben Knight e Anita Overland, da Blueprint Pictures.
Sobre o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua
O primeiro Campeonato do Mundo de Futebol de Rua realizou-se em Graz, na Áustria, em 2003, e desde então tem-se realizado nas principais cidades um pouco por todo mundo, desde Paris, sob as luzes da Torre Eiffel até às praias do Rio de Janeiro. A 19ª edição do torneio terá lugar em Seul, na Coreia do Sul, no próximo mês de setembro.
Este torneio tem como missão potenciar o poder do desporto e do futebol para apoiar e inspirar pessoas em risco de vulnerabilidade social a mudarem as suas próprias vidas. Nos últimos 20 anos, mais de 1,2 milhões de pessoas foram apoiadas e tornaram-se parte integrante da comunidade do torneio.
Sobre o Projeto Futebol de Rua
O Projeto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.
O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso da FIFA Foundation. No ano de 2017 o Projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e foi distinguido pelo Conselho de Administração da “UEFA Foundation for Children” como um dos 23 projetos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de inclusão social. Em 2019, foi um dos seis finalistas mundiais do FIFA Diversity Award.
Sobre a Netflix
A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo, com mais de 247 milhões de membros pagos em mais de 190 países, que desfrutam de séries de TV, filmes e jogos numa grande variedade de géneros e idiomas. Os membros podem reproduzir, pausar e retomar o visionamento sempre que quiserem, a qualquer hora e em qualquer lugar, e podem alterar os seus planos em qualquer altura.
Sobre a Cais
Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Tem como objetivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos em risco de exclusão social, pela dignificação humana, capacitação e empregabilidade. A Associação CAIS promove um programa de capacitação e empregabilidade, formando e integrando pessoas em contexto laboral através da capacitação, empowerment, autonomização, formação e ampliação de competências pessoais, sociais e profissionais.
Como saber mais sobre o torneio de futebol de rua?