Recuperar a dignidade devida
A busca de uma sociedade mais justa, que eleve a dignidade de todos, valorizando o direito de cada indivíduo ao seu papel ativo/produtivo, contribuindo, com isso, para erradicar a pobreza. Assim vejo a CAIS e o seu trabalho, que acompanho há 30 anos com grande respeito e admiração.
Há vários anos que me cruzo, quase diariamente e no regresso a casa, com o mesmo vendedor da revista CAIS, a quem compro todos os meses a minha revista. Testemunho como este é para ele um meio estável e importante de ocupação e obtenção de rendimento digno. Conversamos várias vezes por mês, os segundos que o semáforo nos permite. O suficiente para criar uma cumplicidade fugaz, que cada vez mais teima em escapar ao rebuliço dos grandes centros urbanos. Tornamo-nos visíveis aos olhos um do outro, pessoas concretas e reconhecíveis. Uma vitória da CAIS.
Na Deloitte tenho tido o privilégio de ver mais de perto alguns dos projetos desenvolvidos pela CAIS, com os quais nos identificamos e interagimos, através do nosso programa PACT Fund (que apoia as áreas do ensino, empregabilidade e empreendedorismo). Passados 30 anos de lançamento do primeiro projeto, a CAIS é hoje muito mais do que o, por si só já excelente, projeto da revista. Capacitam-se vidas, que se integram no mercado de trabalho, em parceria com empresas da nossa comunidade. Dignificam-se pessoas através do desporto. Contribui-se para a economia circular de materiais, em simultâneo com a formação de pessoas. Mais de 18 mil pessoas apoiadas.
Convido-vos a melhor conhecerem o extraordinário trabalho da CAIS, aproveitando a celebração dos 30 anos deste bonito e importante percurso, ficando também o desafio para que cada um se envolva mais, apoiando a integração daqueles a quem a vida sorriu menos em determinado momento. Podemos até começar por aqueles 30 segundos de conversa com o vendedor da revista com quem nos cruzamos no nosso caminho para casa…
Agradeço e dou os Parabéns à CAIS e a todos quantos se envolvem nos seus projetos e, acima de tudo, deixo o desejo de que os próximos 30 anos sejam percorridos com o mesmo sentido de missão que trouxe a CAIS até aqui. Porque cada vida elevada à sua dignidade é uma enorme vitória, continuemos a somar muitas vitórias, por muitos anos!