O projeto “Fazer Parte”, criado pela Associação CAIS com o objetivo de ajudar pessoas residentes em bairros de habitação social na zona de Marvila, em Lisboa, já ajudou 7 agregados familiares, no bairro do Condado e Marquês de Abrantes.
A iniciativa foi aprovada no âmbito do Programa BIP/ZIP 2020 – Parcerias Locais, desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa.
Através deste projeto a CAIS realiza intervenções domiciliárias, que contemplam pequenos arranjos desde pintura a substituição de mobiliário. O objetivo é proporcionar um ambiente de bem-estar e conforto aos habitantes destas localidades, que durante a pandemia e com a obrigatoriedade do confinamento sentiram as dificuldades de viver em habitações precárias, e muitas vezes em condições desumanas.
Uma das beneficiárias deste projeto é Cecília Jalló, tem 19 anos, vive com os pais e com a irmã numa habitação social no bairro do Condado, é utente da CAIS há já algum tempo e foi beneficiada com intervenção no seu quarto.
O trabalho no quarto de Cecília consistiu em pintura, substituição do piso, reparação das tomadas e candeeiros e ainda houve a possibilidade de substituir algum do mobiliário.
“Ficou muito mais bonito do que esperava, todos cá em casa estão muito admirados com o resultado”.
Cecília quer continuar os estudos e licenciar-se em Gestão, aderiu, recentemente, ao programa de bolsa de estudos para a universidade e está confiante quanto ao futuro.
“Neste momento já consigo passar mais tempo no meu quarto e estar mais concentrada nos estudos, antes era quase impossível. A minha vida mudou e estou muito agradecida às técnicas da CAIS que foram muito cuidadosas desde o primeiro contacto”.
Quando a Cecília Vence, Vencemos Tod@s.