“Estatuto legal específico para Organizações da Economia Social” foi o tema da mesa-redonda realizada pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com 0 CIS (Centro de Inovação Social). O evento, enquadrado no âmbito do projecto Porto Scale Up Social, decorreu no passado dia 30 de setembro e reuniu representantes de diversos organismos públicos e privados. Alexandre Teixeira, Coordenador Centro CAIS Porto, foi um dos oradores convidados.
Estiveram em discussão as limitações, especificidades, potencialidades e perspectivas para o futuro daquele que é o enquadramento legal das organizações de Economia Social.
Outro momento importante, do projecto Porto Scale Up Social, foi a realização de Meetups Temáticos, de natureza informal, onde foi possível discutir o empreendedorismo e a inovação social, através de um método que se foca nos problemas sociais, que cria iniciativas inovadoras, constrói novas formas de organização social, mobiliza recursos através de respostas a problemas sociais, tais como a pobreza, a exclusão, o desemprego jovem, a toxicodependência e muitos outros, que nos últimos 2 anos ficaram mais evidenciados devido a crise endêmica que o mundo enfrenta.
Recorde-se que Alexandre Teixeira, Coordenador Centro CAIS Porto, esteve entre os oradores convidados foi, nos últimos 5 anos, Coordenador Técnico da Rede Local de Intervenção Social e do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação Norte Vida na Freguesia de Paranhos, no Porto, sempre junto das populações mais frágeis, como idosos isolados e/ou dependentes, pessoas em situação de carência económica severa, pessoas em situação de sem-abrigo e/ou com dependências químicas, bem como na resposta a situações sinalizadas através da Linha Nacional de Emergência Social.
O Certame que decorreu no Porto Innovation Hub contou também com a presença do Diretor-Executivo do CDI Portugal e Presidente da Associação Portuguesa de Inovação Social, João Baracho, que foi o moderador, bem como com a Presidente da Qualificar para Incluir, Elisa Gros Rodrigues, e com a Representante da Região Norte na Portugal Inovação Social, Helena Loureiro.