Um projeto de literacia alimentar, que encheu o coração das famílias que a CAIS acompanha.
O mês de novembro ficou marcado na sede da CAIS, com 5 workshops organizados pelo grupo Dia, e pelo chef Igor Martinho, que juntaram-se para amplificar a literacia alimentar aos utentes da Associação CAIS. Uma iniciativa que pretendeu demonstrar que é possível comer bem, e com qualidade, mesmo com pouco dinheiro.
A iniciativa, que irá ser replicada na CAIS Porto (ainda com datas a definir) passa por sensibilizar e motivar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade para a adopção voluntária de uma alimentação saudável, gastando pouco e evitando o desperdício alimentar através da promoção de workshops com receitas e orientações conduzidas pelo chef Igor Martinho. Este projecto tem como base mostrar que comer bem não significa gastar mais dinheiro, mas sim optar por alimentos benéficos para a saúde.
Este projecto decorreu ao longo de três semanas em Lisboa, e teve a criação de uma mercearia social com produtos de marca própria do Minipreço, disponíveis para os utentes da CAIS. Foi também desenvolvido um livro de receitas com dicas úteis, oferecida uma varinha mágica a cada um dos participantes e um será feito um questionário final aos utentes da CAIS para apurar a pertinência destas iniciativas junto dos mesmos e a aquisição de conhecimentos.