A 1º ação do novo projeto da CAIS, financiado pela Fundação la Caixa – Banco BPI, terminou no final de abril e conta já com nova data, 5 de junho.
Este projeto tem como objetivo geral, combater as desigualdades sociais no acesso ao emprego. Acreditamos que, pela capacitação e empoderamento das pessoas, conseguimos diminuir a diferença que existe entre as pessoas que acompanhamos, que pela sua situação social, económica e educacional, partem em desvantagem comparativamente às pessoas que não se encontram numa situação de vulnerabilidade social. Estas desvantagens têm um forte impacto na sua autonomia e organização, dificultando a sua integração no mercado de trabalho, e a manutenção do mesmo.
Com este projeto queremos tornar os/as nossos/as beneficiários mais conscientes das suas potencialidades, com mais recursos para fazer face aos desafios e mudanças, e igualmente competitivos quando falamos de oportunidades de emprego, e participação ativa na sociedade. Iremos desenvolver percursos de desenvolvimento pessoal focados em: autoconhecimento e consciência, desenvolvimento social, desenvolvimento profissional e competências digitais. Para trabalhar todos estes aspetos vamos implementar metodologias não formais, para nos afastarmos dos métodos de ensino tradicionais, que consideramos pouco ajustados à população que acompanhamos.
No último dia, e antes de prosseguirem para os estágios, foi pedido que deixassem o seu testemunho para os futuros formandos.
“Motivação
Que a força seja companheira sem nunca falta, acaso que esta sua etapa seja mais tarde um grande sucesso.
Nos dias de maior pressão nunca por nunca desistir. Pensamento positivo. Sempre insistir.
– Ricardo”
“Acredita em ti, na tua força interiror. O destino está à tua frente e deves agarrar esta oportunidade. Se não correr bem, vão surgir outros caminhos, está atento!”
“As melhores essências estão onde menos esperamos. Confiar nas oportunidades que aparecem, e vestir a camisola.
– Maria Angélica