Em 2007, a Associação CAIS e o Novo Banco lançaram o Reflex – Prémio de Fotografia CAIS | Novo Banco. Este concurso temático pretende valorizar a fotografia enquanto expressão artística de excelência em Portugal e despertar consciências através de imagens associadas a  temas socialmente relevantes.  Para a 14ª edição, lançada em 2020, o tema escolhido foi “Profissões”.

O mundo do trabalho tem sofrido profundas alterações ao longo dos tempos, tal como aquelas a que temos vindo a assistir com a pandemia de Covid-19. No entanto, qualquer que seja a área, é inegável que esta é  uma dimensão fundamental da vida em sociedade. Todas as profissões são importantes e foi isso mesmo que quisemos retratar.

Nesta edição, contámos com a inscrição de 190 participantes e 507 fotografias a concurso. As quatro fotografias vencedoras e as finalistas podem agora ser apreciadas no 3º piso do Edifício I, da LX Factory entre os dias 15 de julho e 5 de agosto (veja o mapa aqui).

O júri desta edição foi constituído por João Caseiro, Clara Pereira, Jorge Bacelar e Sara Gonçalves, vencedora da 13ª Edição do REFLEX – Prémio de Fotografia CAIS | Novo Banco.

Por incumprimento do Regulamento, a CAIS teve de desclassificar um dos vencedores, reorganizando o pódio com o auxílio do Presidente do Júri. Pode ler o nosso esclarecimento aqui.

Desta forma, os vencedores foram os seguintes:

1º Lugar – “Apanhadora de Chá”, Alexandra Farinha

2º Lugar – “Forjador”, Fernando Teles

3º Lugar – “A Limpar a Casa”, Rui Neto

Menção Honrosa – “O Relojoeiro”, Lisete Nunes

Pode ver as fotografias vencedoras e finalistas na nossa página de Facebook e na Revista CAIS.

Obrigado a todos os participantes, aos jurados e, em particular, à LX Factory por acolher esta exposição.

Inês Braizinha

Coordenadora do Gabinete de Comunicação, Marketing e Fundraising