O REFLEX – Prémio de Fotografia promovido pelo CAIS em colaboração com o novobanco regressa para a sua 17ª edição com o tema “Poesia de Rua”. As candidaturas devem ser feitas em www.reflex.com.pt até 31 de outubro. Podem concorrer fotógrafos, amadores ou profissionais, residentes na União Europeia e maiores de 18 anos.
As ruas, avenidas e becos das cidades são o palco central onde a arte urbana floresce e a poesia se revela nos locais mais inesperados. Esta edição celebra a criatividade presente nos murais vibrantes, grafitis inspiradores, versos escritos nas paredes e momentos espontâneos de interação entre pessoas e o espaço urbano. O objetivo é captar a beleza e a profundidade da vida quotidiana nas cidades, revelando a poesia oculta nas paisagens urbanas. As obras serão avaliadas pela sua capacidade de capturar o espírito do tema “Poesia de Rua”, destacando a originalidade, a composição e o impacto visual das imagens.
O júri desta edição será composto: Miguel Marquês, vencedor do prémio novobanco revelação 2024; António Cotrim, fotógrafo da LUSA; e Nuno Lopes, vencedor do REFLEX 2023.
Este prémio é muito mais do que um concurso fotográfico, é uma celebração da arte nas suas formas mais diversas, uma plataforma que convida todos a olharem à sua volta com uma nova perspetiva, transformando o banal em arte e revelando a poesia que se esconde nas ruas da cidade.
Sobre o novobanco e o REFLEX
O REFLEX – Prémio de Fotografia CAIS | novobanco é um prémio temático, aberto a todos os cidadãos residentes na Comunidade Europeia, profissionais, estudantes e amadores e tem como principal objetivo valorizar a fotografia enquanto expressão artística de excelência em Portugal e despertar consciências através de imagens associadas a temas socialmente relevantes. Através deste concurso, a Associação CAIS e o novobanco estreitam a sua parceria na área da fotografia optando por unir a vertente socialmente empenhada da Associação CAIS e a estratégia de responsabilidade social empresarial do novobanco.
Sobre a Cais
Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Tem como objetivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos em risco de exclusão social, pela dignificação humana, capacitação e empregabilidade. A Associação CAIS promove um programa de capacitação e empregabilidade, formando e integrando pessoas em contexto laboral através da capacitação, empowerment, autonomização, formação e ampliação de competências pessoais, sociais e profissionais.