As fotografias vencedoras e finalistas da 18ª edição do REFLEX – Prémio de Fotografia CAIS | novobanco foram no dia 28/11 conhecidas num evento de premiação e inauguração da exposição REFLEX 2025, realizado no balcão do novobanco na Rua Castilho, 26 em Lisboa. 

A edição deste ano registou uma participação de 153 candidatos e um total de 424 fotografias. Esta exposição reúne as fotografias vencedoras, menção honrosa e as obras finalistas, num total de 30 imagens que captaram a essência do tema deste ano – O que nos une. 

Os grandes vencedores desta edição foram António Carlos Pereira da Costa (1ºclassificado) com a fotografia “Cumplicidade”, Isaque (2º classificado) com a fotografia “Ensaio sobre a Fé”, José Carlos Carvalho (3º classificado) com a fotografia “Espírito de grupo” Bruno Ismael Alves (menção honrosa) com a fotografia “Onde Arde a Fé, Queima o Medo”. 

O tema – O que nos une, convida à celebração dos laços invisíveis que nos mantêm juntos: a empatia, a solidariedade, o cuidado e a entreajuda. Procuramos imagens que revelem os gestos que constroem comunidades, um abraço partilhado, um olhar cúmplice, mãos que se entrelaçam, vizinhos que se apoiam, famílias que se reinventam ou até mesmo desconhecidos que se tornam aliados. Cada fotografia é uma lembrança de que nunca estamos verdadeiramente sós. 

A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 09h00 às 15h00, no balcão do novobanco, Rua Castilho 26 em Lisboa, até fevereiro de 2026. 

Ao longo de 18 edições, o REFLEX – Prémio de Fotografia CAIS | novobanco tem-se afirmado como uma plataforma de destaque para a fotografia enquanto forma de expressão artística e de consciencialização social. 

O prémio de fotografia REFLEX é um enorme sucesso e demonstra bem a forma abrangente e transversal como o novobanco intervém na área da cultura, promovendo e divulgando o interesse pela fotografia pelos diversos públicos”, refere Paulo Tomé, diretor de comunicação e marca do novobanco e responsável pelos projetos e património na área da cultura.