• Acompanhamento Social 
  • Capacitação

Destina-se a utentes que necessitam de acompanhamento na sua reorganização e ocupação quotidiana, capacitando e dotando-os com competências essenciais à promoção da sua (re)integração social e autonomização:

– Atividades educativas e ocupacionais: Alfabetização, Atelier de Fotografia e Rádio, Cidadania, Educação Alimentar, Informática, Inglês, Matemática para a Vida, Português, Português para Estrangeiros, Repórteres de Rua (produção de um jornal interno), Artes Plásticas, Futebol de Rua (Desenvolvimento Pessoal através do desporto), Horta, Visitas e Passeios Culturais.

– ADPS (Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social): Engloba o treino de competências transversais – life skills – que constam num referencial devidamente criado.

– Revista CAIS: Projeto de capacitação para a vida ativa através da venda da Revista CAIS.

  • Empregabilidade

Promove competências pessoais, sociais e profissionais e destina-se a utentes em situação de desemprego e que pretendem a sua (re)inserção no mercado de trabalho:

– Percurso de Empregabilidade: percurso formativo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que estas alcancem a sua autonomia pela via do emprego, através do desenvolvimento pessoal a par do acompanhamento individual especializado. Este percurso permite aos utentes tomar consciência da importância do desenvolvimento das competências pessoais e sociais ao nível da empregabilidade para facilitar a integração no mercado de trabalho.

– Incorpora: projeto de intermediação laboral, que privilegia o trabalho colaborativo das várias entidades sociais da rede Incorpora, com o objetivo de proporcionar uma assessoria integral em todas as fases do processo de integração profissional dos utentes. Utiliza uma Plataforma Digital, que permite efetutar o “match” entre oferta/ perfil do utente, bem como a partilha de ofertas, facilitando um maior número de contratações.

– GAPE: Gabinete de Apoio à Procura de Emprego.

  • Outras respostas 

– Apoio Alimentar;
– Consultas de optometria e óculos graduados;
– Consultas de saúde oral e próteses dentárias;
– Balneário, Lavandaria, Banco de Roupa e Banco de Produtos de Higiene;

–  Apoio Jurídico.

Se está ou conhece alguém nesta situação, fale connosco e descubra vários projetos e iniciativas pensados para o ajudar a voltar a encarar a vida de frente.
Email – cais@cais.pt
Centro CAIS Lisboa – 21 836 9000
Centro CAIS Porto – 22 207 1320
Horário – Todos os dias úteis, das 9h:00 às 17h:00