Na sua 9ª edição, o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário distinguiu 27 organizações que oferecem respostas sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa financiar projetos de entidades do terceiro setor, promovendo o desenvolvimento integral e a inclusão social de indivíduos em situações de vulnerabilidade.
Este prémio tem como objetivo apoiar diversas iniciativas, que vão desde habitação de emergência para pessoas sem-abrigo até programas de meditação e yoga em estabelecimentos prisionais. Também foram premiados projetos que promovem a integração laboral em negócios sociais e programas de capacitação e educação para mães desempregadas e migrantes.
Este ano, os 27 projetos selecionados receberão um apoio total de 1.130.450 euros, com uma média de cerca de 42 mil euros por projeto, beneficiando diretamente quase 3 mil pessoas.
Os projetos contemplados incluem apoio a pessoas sem abrigo, vítimas de violência, indivíduos com antecedentes criminais, migrantes e refugiados, assim como famílias com crianças. A seleção dos vencedores foi feita por um júri após uma rigorosa avaliação, que contou com a colaboração de avaliadores voluntários do BPI, reunindo-se com as entidades que passaram à segunda fase de avaliação.
Desde o seu lançamento em 2016, o Prémio Solidário já premiou 208 projetos, totalizando 7,5 milhões de euros e impactando mais de 40.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.