O Projeto Bootcamp, integrado na missão da Associação CAIS, promove a capacitação de pessoas em risco de exclusão social e/ou desemprego, com competências pessoais, sociais e técnico-profissionais que facilitem a sua integração no mercado de trabalho. E foi através deste projeto que a parceria com a Starbucks/Alsea nasceu.
O grupo Alsea (responsável em Portugal pela gestão das marcas Starbucks e Ginos), promove a parceria com a Associação CAIS, no âmbito da sua política interna. Tal como refere Catarina Branquinho (HR Manager Alsea Portugal), o objetivo é o de receber estagiários e integrá-los nas diferentes marcas, “além de ser uma forma de promover a integração na vida laboral dos estagiários, é uma ótima fonte de recrutamento para a empresa”.
As funções dos colaboradores, naturalmente, variam conforme as tarefas que irão desempenhar e o processo de formação inclui desde a Política e a Cultura da empresa ao serviço ao cliente. O programa inicia-se com estágios em lojas ou em restaurantes e poderá culminar com a contratação do colaborador. No entanto, a “chave” para o sucesso é facilmente alcançada através de atitude positiva, vontade de aprender, flexibilidade/ adaptabilidade e espírito de equipa.
Foi assim com a Virginia Lopes, que através do programa de empregabilidade Bootcamp, saiu do desemprego e conseguiu regressar a uma vida ativa. Virginia tem 36 anos e é mãe de uma menina de 10. Sem trabalho, sem apoios e a partilhar a casa com mais 3 pessoas, Virgínia encontrou na CAIS a esperança, num momento de insegurança e medo.“Nunca conseguirei exprimir a gratidão que sinto por ter saído da situação de risco para um trabalho onde sou valorizada a todos os níveis e com um contrato”.
Virgínia afirma que a insegurança que sentiu no início, foi superada através de atitude positiva, de vontade de aprender, bem como, de capacidade de adaptação. Estes “ingredientes” e o apoio incondicional da equipa, garantiram a sua integração. “Não teria conseguido se não tivesse encontrado pessoas tão profissionais e humanas, espero continuar a crescer na Starbucks ”.
Pelas palavras de Catarina Branquinho, do lado do Starbucks o balanço também é muito positivo: “Apesar dos receios iniciais da Virgínia, com o acompanhamento que foi realizado, a confiança surgiu e o seu crescimento, interesse e envolvimento foram notórios. A prova disso é que o fim do estágio culminou com a contratação da Virgínia.”
Por isto, a intenção é continuar, afirma Catarina. “A nossa experiência tem sido bastante positiva, já temos esta prática instituída”.
Muito obrigada Starbucks.
Quando a Virginia Vence, Vencemos Tod@s.