Dominga de Sousa nasceu em Caracas, na Venezuela, e há dois anos mudou-se para Lisboa à procura de melhores condições de vida. Filha de um casal de madeirenses que emigrou para a Venezuela, há mais de 50 anos, à procura de uma vida diferente.
“Cresci junto dos meus sete irmãos, sempre com apoio dos meus pais. Éramos uma família unida”, recorda Dominga. Tal como os pais decidiu que era hora de partir da sua terra natal, devido à instabilidade que se vive no país. “Resolvi vir para Portugal, para Lisboa, onde tenho uns amigos que são muito queridos, que são como família. Precisava de melhorar a minha vida e este foi o destino que me pareceu melhor”, partilha Dominga.
Quando chegou a Lisboa encontrou trabalho, o que a animou e lhe deu esperança de conseguir uma vida melhor como pretendia. Porém, o destino pregou-lhe uma partida e ficou desempregada. “Perdi o emprego e comecei à procura de outro, mas foi muito difícil encontrar algo”, recorda. Uma sobrinha e uma irmã falou-lhe da CAIS e decidiu contactar a associação. Falou com uma assistente social que conseguiu ajudá-la a fazer o seu currículo e a enviá-lo para diversas empresas. Acabou por arranjar emprego na BP. “Já indiquei a Associação a várias pessoas. Digo-lhes sempre que a CAIS é um recurso importante para quem quer outra oportunidade”, diz Dominga.
Ajude-nos a escrever mais histórias como esta. Contribua em https://www.cais.pt/donativos/ .