Iniciamos o ano com um editorial escrito pela Diretora Executiva da Associação CAIS, Sandra Camara Pestana ❤️
Terminou mais um ano, marcado por uma enorme imprevisibilidade. Quem imaginava que, em 2022, assistiríamos a uma guerra na Europa, a uma vaga inflacionista que afeta todos os europeus e a uma crise energética que terá consequências ainda mais nefastas no clima. Segundo as previsões, estes fatores irão perdurar em 2023, fazendo antever um ano de desafios para assegurar um nível de vida digno às pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação e de exclusão social.
Fazendo uma pequena retrospetiva do ano passado, destacaria orgulhosamente grandes momentos de Arte e Desporto, como a exposição fotográfica REFLEX sobre o tema “Inclusão e Diversidade” e a Seleção Nacional de Futebol de Rua, que se sagrou campeã no Mundialito da modalidade. Mas também outros projetos tão importantes como, por exemplo: a ação de literacia alimentar com a Mercearia Solidária; a candidatura ao Programa Gulbenkian – Digital Shift com a implementação da ferramenta de CRM SalesForce, a candidatura ao Prémio Caixa Social 2022 que permitiu, entre outros, a produção do filme institucional da CAIS Recicla; a renovação do Projeto Incorpora do BPI/Fundação La Caixa e o Projeto Capacita + que será implementado em 2023 e que tem por objetivo quebrar o ciclo de marginalização social e desenvolver percursos de desenvolvimento pessoal focados em: autoconhecimento, desenvolvimento social, desenvolvimento profissional e competências digitais.
Acreditamos que, nestes últimos dois anos de pandemia, os problemas associados à saúde e à vulnerabilidade financeira fragilizaram os/as nossos/as beneficiários/as tornando-se necessário trabalhar as suas potencialidades. Com os programas de capacitação desenvolvidos pela CAIS pretendemos combater as desigualdades sociais no acesso ao emprego, dotar os seus beneficiários/as de ferramentas para fazerem face ao desemprego e posicionarem-se positivamente diante os desafios. Este caminho de capacitação marca a diferença na sua vida, mas também na vida da sua família e na comunidade, atuando assim como agente de mudança,
Em 2023, dar-se-á continuidade às iniciativas de divulgação e de apresentação das atividades da CAIS junto das empresas, dos nossos atuais e dos potenciais parceiros, mecenas, assim como, dos principais players do tecido empresarial, de modo a desenhar programas e soluções de integração socioprofissional, adequadas às novas necessidades e aos perfis da nossa comunidade.
Compete-nos fazer de 2023, um ano de dignidade, de justiça, de luta contra a descriminação, de transmissão de conhecimentos e dos valores universais.
Cada um de nós tem um papel importante e, na CAIS, temos o compromisso de continuar a mudar a vida das pessoas que chegam até nós, porque todos contam.
Bom ano 2023 !