No dia em que a Revista CAIS celebra o seu 26ª aniversário – 15 de dezembro – temos o prazer de divulgar o estudo levado a cabo pela Data Science for Social Good PT (DSSG) sobre o impacto do projeto e o perfil dos/as vendedores/as.
Desde o seu lançamento, em 1994, a Revista CAIS tem-se mantido como um importante instrumento de capacitação, autonomia e inclusão social para centenas de pessoas ao longo dos anos, mas nem sempre tem sido possível medir o seu impacto. A partir de maio de 2020, foi isso mesmo que a DSSG tentou analisar, através dos dados que a CAIS conseguiu disponibilizar, tendo agora revelado as suas conclusões.
Para o estudo foram utilizados 176 registos de vendedores recolhidos ao longo dos últimos 5 anos. As principais conclusões indicam que 99% dos vendedores da CAIS têm alojamento, uma despesa fixa que representa uma fatia importante do custo de vida total, contrariando a perceção pública de que a maioria dos vendedores vive em situação de sem-abrigo. Outra conclusão importante é a de que os vendedores da CAIS vivem com menos de 23% do custo de vida estimado das suas cidades, valor que, com a ajuda da venda da Revista, aumenta para mais de 45%.
A DSSG é uma comunidade de cientistas, amantes e entusiastas de dados que acreditam no poder dos dados para transformar a sociedade, trabalhando com organizações que têm projetos com impacto social e ajudando-as na recolha de dados e na sua transformação em conhecimento.