REVISTA CAIS DE DEZEMBRO

No mês em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, convidámos a AMNISTIA INTERNACIONAL para ser a Direção convidada da Revista CAIS.


No Editorial, assinado por Paulo Fontes, podemos ler: “O direito à habitação é o tema que exploramos nesta edição da Revista CAIS, contando histórias onde paredes são derrubadas, outras onde soluções são construídas. Histórias onde temos desalojamentos forçados sem que sejam cumpridos os requisitos previstos no Direito Internacional, outras que mostram soluções inovadoras e desenvolvimentos tecnológicos para a habitação acessível. Mas também histórias de viagens de milhares de pessoas que tiveram de fugir, iniciando uma jornada incerta em que procuram uma nova casa. Porque não podemos esquecer os problemas, mas o foco é o sonho: que vivamos num mundo – e num país – onde todas as pessoas podem ter uma casa a que chamam lar, o seu porto de abrigo e o seu cais”.


 

Em 1 Tema, 2 Pontos de Vista fala-se do “Direito à Habitação”. Marisa Gonçalves (Secretária de Estado da Habitação) e Pedro A. Neto (Diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal) debatem a questão.

No Salvar o mundo – Nacional destaque para a Domus Social, onde os objetivos passam pelo desenvolvimento e promoção na cidade do Porto de várias temáticas relacionadas com a área da habitação.

Em Salvar o mundo – Internacional apresentamos a “New Story Charity”, instituição que, com soluções inovadoras, foi pioneira e revolucionou o mercado de construção de casas, produzindo habitações e criando comunidades em zonas pobres de diversas partes do mundo.

 A Reportagem do mês fala do Desalojamento no bairro do 2º Torrão. Após notificar os moradores, a 30 de setembro de 2022, a Câmara Municipal de Almada iniciou um processo de demolição de casas no 2º Torrão, indicando que existia o risco de derrocada das construções sobre uma linha de água que atravessa o bairro, deixando várias pessoas em condições de vida muito difíceis.

Na Narrativa Fotográfica, apresentamos no “No fundo da mina”, um trabalho com assinatura de Augusto Brázio.

 Em História de Vida, conheça o percurso de Vera Leite, 52 anos, um caminho minado pela discriminação, mas onde prevalece a busca da felicidade.

Na Viagem Transformadora, Pedro A. Neto conta a história pungente de um jovem natural do Paquistão, que conheceu na floresta branca da Sérvia, junto à fronteira com a Hungria. 

Destaque ainda para Cultura de Causas, com o filme “A cidade da Esperança”, realizado por Roland Joffé, que aborda a problemática social de uma comunidade desfavorecida em Calcutá, Índia.

 

Não se esqueça! 70% do preço da Revista vai diretamente para o Vendedor.

Saiba onde encontrar os vendedores aqui.

RSS