A Raquel Soares descobriu a Associação CAIS através de uma amiga da faculdade. Esta sua amiga já fazia voluntariado na CAIS, o que motivou Raquel a saber mais sobre nós. Rapidamente estabeleceu contato com a Maria (responsável pelo voluntariado da Associação CAIS) e, também, rapidamente lhe foi delegada a responsabilidade de lecionar a disciplina de Alfabetização.
As aulas decorriam dentro da normalidade e os utentes davam-lhe um feedback positivo. No entanto, esta normalidade foi interrompida pela disseminação do COVID19 que obrigou ao isolamento generalizado. As aulas de alfabetização, bem como as restantes atividades da CAIS foram suspensas e o Centro CAIS Lisboa ficou confinado, apenas, à distribuição de refeições e de produtos alimentares e de higiene.
Esta nova realidade obrigou a uma flexibilização e a uma readaptação do trabalho de todos os técnicos e voluntários da Associação CAIS. As respostas não podiam parar, porque os utentes precisam delas todos os dias das suas vidas.
Neste sentido, os voluntários organizaram-se e começaram a desenhar alternativas que conseguissem estabelecer pontes com os utentes. A solução da Raquel foi: todas as segundas-feiras entrega uma ficha de alfabetização para os seus alunos fazerem até sexta-feira seguinte. Na sexta, liga-lhes, corrigem a ficha, em conjunto, e conversam um pouco. Este contacto é muito importante, pois garante cuidado e acompanhamento em momentos de afastamento. Veja o testemunho da Raquel em Baixo:
Muito obrigado Raquel!!!