Na atualidade os temas ambientais, sociais e de governação (“ESG”) ocupam o centro do debate público e a definição de políticas públicas, contribuindo para que as empresas sejam sensibilizadas a promover o cumprimento de novas normas e procedimentos ESG nas suas atividades.
A verdade é que estas normas vieram despertar uma nova realidade no seio empresarial, sendo cada vez mais importante procurar fazer a diferença rumo a um mundo mais inclusivo, não se olhando apenas para o negócio, mas também para uma consciencialização positiva sobre o impacto das decisões empresariais na Sociedade. Esta nova realidade impulsiona o desenvolvimento empresarial, na medida em que existe uma preocupação crescente por parte de stakeholders (clientes, fornecedores e parceiros)que preferem colaborar com empresas com preocupações ambientais, sociais e de governação.
Ora, a preocupação crescente com estes temas veio contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade social das empresas. Trata-se de um compromisso corporativo, um caminho, que se traduz numa maior preocupação com temas ambientais, sociais e de governação e mudança de mentalidades na estrutura e atividade empresarial. Ao implementar medidas ESG, as empresas mudam o seu o foco no negócio e no lucro (com efeitos positivos indiretos sobre os mesmos), adotando preocupações com a proteção do ambiente, o cuidado com os stakeholders e uma maior abertura à transparência e à tomada de decisões mais viáveis e sustentáveis nestas organizações.
Na Abreu Advogados, estamos focados em assessorar os nossos clientes em assuntos relacionados com ESG. Desde a nossa constituição, em 1993, estamos comprometidos com os nossos stakeholders e especialmente interessados em assuntos relacionados com o ambiente e as alterações climáticas, com o impacto social de determinadas políticas empresariais e com a importância de regras de governação claras e transparentes.
A convicção no caminho que temos vindo a percorrer traduz-se no facto de termos sido a primeira sociedade de advogados portuguesa a publicar em Maio de 2009, um Relatório de Sustentabilidade (2007-2008), nos termos das diretivas da GRI (Global Reporting Initiative), onde medimos a nossa pegada de carbono, divulgámos o nosso desempenho social e publicámos as nossas contas.
Em 2023, ano em que celebramos o nosso 30º aniversário, colocámos o futuro em prática, através de diversas iniciativas, de que destacamos a ação de voluntariado com a CAIS e a Just a Change, em que a nossa equipa esteve envolvida na remodelação da sede da CAIS.
Acreditamos que a responsabilidade social corporativa é uma realidade incontornável que, desde logo, constitui um fator de competitividade da empresa que a adota, mas acima de tudo, contribui para uma mudança de mentalidades rumo a uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.