CAIS LANÇA CAMPANHA COM O MOTE “RECOMEÇAR”
A CAIS, Associação que tem como missão combater a pobreza e exclusão social, acaba de lançar uma nova campanha de sensibilização, destinada à divulgação dos seus projetos de capacitação e empregabilidade.
No ano passado, a CAIS conseguiu integrar 71 pessoas no mercado de trabalho graças a este programa. Com o intuito de aumentar este número, lança agora a campanha de angariação de fundos, com o slogan “Há PAUSAS longas de mais e o botão PLAY pode ser a CAIS”. A campanha foi desenvolvida em parceria com alunos da Escola Superior de Comunicação Social, do IPL e conta com utentes da CAIS, com histórias reais ligadas a projetos de capacitação e empregabilidade, como rostos da campanha.
A campanha surge numa altura em que muitas famílias e cidadãos se encontram numa situação mais vulnerável, consequência da pandemia de Covid-19, da guerra na Ucrânia e da subida da inflação. Com esta campanha, a CAIS pretende sensibilizar a sociedade para a realidade destas pessoas, alertar para a importância da inclusão social e profissional destes indivíduos e para as inúmeras dificuldades sistémicas, mitos e estereótipos que a população que vive em situação de fragilidade enfrenta, promover o combate à discriminação e a mobilização das comunidades e angariar fundos que permitam à associação continuar a desenvolver projetos de apoio aos cidadãos mais vulneráveis.
Matilde Cardoso, Presidente da Direção da Associação CAIS, afirma “Estes programas de capacitação são fundamentais para pessoas que se encontram numa situação mais vulnerável e não têm a capacidade de procurar um emprego sozinhas. Ouvimos muitas vezes comentários como “Só não trabalha quem não quer”, mas, na verdade, não é bem assim. Existem pessoas em situações que a maioria de nós não imagina, que não tem forma de se deslocar, ou carregar o passe, que não tem o que comer antes de sair de casa, sem acesso a cuidados de saúde básicos, que não têm o que vestir para ir a uma entrevista ou mesmo saber como comportar-se perante uma oportunidade. Com estes programas pretendemos que os nossos beneficiários tenham consciência das suas potencialidades e que desenvolvam competências socias, profissionais e digitais que lhes permitam enfrentar os desafios do mercado de trabalho com sucesso.”
Os programas de capacitação desenvolvidos pela CAIS pretendem combater as desigualdades sociais no acesso ao emprego e dotar os seus beneficiários/as de ferramentas para enfrentar o desemprego e posicionar-se positivamente diante novos desafios, capacitando-os e dotando-os com competências essenciais à promoção da sua (re)integração social, promovendo a sua autonomia. Para trabalhar todos estes aspetos, são implementadas metodologias não formais, como por exemplo: dinâmicas de teatro, artes marciais e o treino de competências sociais, digitais e profissionais.
A campanha já está disponível no site da CAIS em https://www.cais.pt/RECOMECAR/ onde é possível fazer um donativo para apoiar este tipo de projetos e ajudar a integrar mais pessoas no mercado de trabalho.