Ricardo Machado nasceu e foi criado em Almada, onde viveu com ambos os pais até aos 3 anos de idade. Com tenra idade deixou de viver com o pai, tendo sido criado pela mãe. Foi uma criança que sempre brincou e conviveu com outras crianças.
Na adolescência tudo mudou. “Entrei numa fase de rebeldia e tive dificuldades em lidar com o que sentia. Por isso, acabei por fazer alguns disparates”, diz Ricardo Machado. Cedo deixou os bancos da escola e aos 14 anos começou a trabalhar numa carpintaria como ajudante. Ao longo dos tempos foi fazendo diversos trabalhos precários e de curta duração, acabando por voltar à escola e terminando o 9º ano.
“Ouvi falar do Futebol de Rua e entrei no projeto através da Associação ‘O Companheiro’. Foi muito marcante para mim e logo no primeiro ano fomos campeões distritais”, conta Ricardo Machado. Jogou durante quase 4 anos. Participou no mundial de futebol de rua, que decorreu, em 2013, na Polónia. “Ainda hoje não encontro palavras para descrever o que senti. Foi um orgulho enorme vestir a camisola do nosso país. Esta foi, talvez, a experiência mais positiva que consegui na vida. Estou por isso muito agradecido à CAIS pela oportunidade que me deu”, declara Ricardo Machado. Para quem não conhece o Projeto Futebol de Rua, Ricardo Machado define-o como “a possibilidade de fazer algo diferente na vida “. Trabalha para a Câmara Municipal de Lisboa e é o Selecionador Distrital de Lisboa da equipa de futebol de rua.
Ajude-nos a escrever mais histórias como esta. Contribua em https://www.cais.pt/donativos/ .