O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário tem por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades, com especial enfoque no apoio às necessidades básicas, a recursos de habitação, à empregabilidade e à coesão social, em especial de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.
No âmbito do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário, foi aprovada o projeto CAIS Capacita +, para 2023, com os seguintes objetivos:
- Capacitar 45 pessoas, desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, com ferramentas de gestão emocional e competências pessoais e sociais, durante 10 meses.
- Dotar 45 pessoas com competências digitais, de modo a aumentar a literacia nesta área.
- Reforçar em 40 pessoas as suas competências em contexto de trabalho, através do acesso a estágio – em pelo menos 10 empresas – durante 10 meses.
- Integrar 30 pessoas no mercado de trabalho, no final do projeto.
- Envolver e formar 15 voluntários e 5 empresas, durante a implementação do projeto.
Para trabalhar todos estes aspetos serão implementadas metodologias não formais como por exemplo: o treino de competências sociais, digitais e profissionais.
Por estas razões, a Comunidade de Inserção de Lisboa e Porto pretende tornar os/as nossos/as beneficiários/as mais conscientes das suas potencialidades, com mais recursos para fazer face aos desafios e mudanças, e igualmente competitivos nas oportunidades de emprego e numa participação ativa na sociedade. Este caminho de capacitação irá permitir um posicionamento diferente na sua vida, mas também na vida da sua família e comunidade, atuando como agente de mudança em todos os sistemas onde esteja integrada.
Um dos principais objetivos do atendimento e do acompanhamento social consiste em criar um impacto no percurso dos utentes, no que diz respeito à sua autonomização nas suas diferentes dimensões e patamares. No atual contexto económico ambiciona-se, em 2023, quebrar o ciclo de marginalização social e desenvolver percursos de desenvolvimento pessoal focados em: autoconhecimento, desenvolvimento social, desenvolvimento profissional e competências digitais.
Com os programas de capacitação desenvolvidos pela CAIS pretende-se combater as desigualdades sociais no acesso ao emprego e dotar os seus beneficiários/as de ferramentas para fazer face ao desemprego e posicionar-se positivamente diante os desafios.