Este foi o compromisso que assumimos com o Planeta.
Num momento crítico, definidor do nosso futuro coletivo, como o que atravessamos atualmente, as empresas têm um papel fundamental a desempenhar. Só elas, atuando em conjunto e de forma responsável, poderão ajudar a vencer os constantes desafios sociais e ambientais com que nos deparamos, tendo o posicionamento e os recursos necessários para dar uma resposta efetiva, que não seja reativa ou fragmentada, mas parte integrante da sua estratégia, criando um impacto positivo e duradouro na sociedade e no Planeta.
Num Mundo em constante mudança, mas tão conectado, questões locais rapidamente se convertem em problemas globais, exigindo uma ação concertada em que ninguém pode ser deixado para trás, mas onde todos devem ser envolvidos. Temas como a sustentabilidade e a responsabilidade social já não são um nice to have, mas um must have, pelo que são cada vez mais as empresas que se comprometem com os princípios da sustentabilidade nas suas diversas dimensões e com o exercício de uma cidadania empresarial ativa, tendo em vista a criação de um efeito transformador, substituindo ações pontuais por ações com continuidade, integradas num propósito maior.
Cientes que estes compromissos não devem ser meras afirmações ou tendências, mas fazer parte do propósito das empresas, estas têm vindo a definir metas muito claras para a sua atuação, em alinhamento com a sua estratégia, criando negócios mais sustentáveis e verdadeiras transformações organizacionais, aumentando o engagement dos seus colaboradores, os quais conseguem não só ter uma participação social e ativa junto da comunidade mas desenvolver competências pessoais e profissionais, que contribuem para o seu bem-estar. Empresas que investem em iniciativas de responsabilidade social revelam-se mais estáveis e preparadas para enfrentar potenciais crises, conseguindo melhores resultados a longo prazo e garantindo a sustentabilidade do seu negócio. Além disso, são aquelas que melhor conseguem atrair e reter talento, uma vez que cuidam do seu maior ativo, as suas Pessoas. Atualmente as pessoas são cada mais conscientes das suas ações, preferindo empresas que incorporem soluções de impacto social nos seus modelos de negócios e que deixem a sua marca na comunidade. Tal como referido no livro “Grow the Pie” de Alex Edmans, é notório que as melhores empresas são aquelas que conseguem gerar lucro e ao mesmo tempo um impacto positivo na sociedade, revelando como falsa a dicotomia entre lucro e pessoas pois, as empresas com maior sucesso são aquelas que são movidas por um propósito, que entendem claramente a sua razão de ser e o papel que podem desempenhar na Sociedade.
E porque somos pequenos pontos de uma imensa rede de energia positiva que tem o potencial de mudança, a aposta em programas de voluntariado corporativo, em parcerias para impacto e na capacitação revelam-se formas de excelência para atingir estes objetivos uma vez que estão estreitamente ligados às mais altas orientações das empresas, quer ao nível da sustentabilidade, do cumprimento dos critérios ESG, quer ao nível da reputação e relacionamento com os stakeholders, bem como com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Global, permitindo envolver todas as partes interessadas e incorporar nas nossas ações quotidianas valores e comportamentos que aumentem o nosso impacto positivo na sociedade.
Nota biográfica
Marta Bastos dos Santos nasceu em Lisboa em 1985. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003-2008), com uma Pós-Graduação em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (Universidade Católica Portuguesa, 2014) e uma Pós-Graduação em Direito da Economia e do Investimento Social (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2017).
Iniciou a sua atividade profissional em 2008 na EDP – Energias de Portugal, S.A, onde trabalhou como advogada na Secretaria Geral e Assessoria Jurídica até dezembro de 2021, com especial incidência em Direito Societário e Corporate Governance, Compliance e Fundações. Durante este período também participou em sessões de acolhimento de novos colaboradores, bem como em várias formações desenvolvidas pela empresa, em particular Liderança, Comunicação Eficaz, Inteligência Emocional, Criatividade Aplicada e Estratégia.
Habituada a dinamizar diversas ações de voluntariado a título pessoal, sempre participou em inúmeras iniciativas de Voluntariado do Grupo EDP desde o início do seu Programa, tento integrado equipas de Gestão da Campanha de Natal, equipas de trabalho e participado enquanto júri de programas de parceiros.
Desde janeiro de 2022 que integra o Social Impact Coordination Office enquanto coordenadora do Programa de Voluntariado do Grupo EDP, sendo representante da EDP nos órgãos sociais do GRACE – Empresas Responsáveis, Just a Change e Aprender a Empreender – Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal).