O dia 17 de maio foi marcado pelo início do Bootcamp, na CAIS, em Lisboa.
Este projeto tem como objetivo capacitar as pessoas em risco de exclusão social e/ou desemprego, com competências pessoais, sociais e técnico-profissionais que facilitem a sua integração no mercado de trabalho.
O primeiro grupo de 9 pessoas participou na formação que tinha lugar na CAIS todas as manhãs e encontra-se, agora, em estágio em diferentes empresas. Aproveitamos para falar com alguns participantes para perceber as motivações e objetivos para o futuro.
“O facto de estar desempregado e o Bootcamp ser mais uma oportunidade de voltar ao mercado fez-me participar. Estive ligado, desde 2011, à restauração / hotelaria e também estive no setor automóvel como pós-venda. O contacto com o público é uma coisa que eu privilegio e que me dá prazer.” explica-nos Paulo Silva, um dos participantes.
Virgínia Lopes, outra das participantes, diz-nos: “Estou desempregada e ficar em casa não faz bem a ninguém. Quero acabar esta formação, entrar no estágio e, com alguma sorte, entrar no mercado de trabalho. Gostaria de estagiar em supermercados, por exemplo, onde pudesse dar com o publico.”.
Por outro lado, a sua colega Sónia Santos afirma: “O meu objetivo, além de evoluir um bocadinho mais a nível pessoal, é arranjar trabalho. Gostaria de estagiar na área administrativa, preferencialmente em hospitais.”.
Também os mentores voluntários que integram este projeto quiseram dar o seu testemunho para explicar o trabalho da mentoria e quais os seus benefícios.
“A mentoria é a construção de cumplicidade e de vínculos de construção mútua de confiança e partilha de saberes e experiências de vida, com foco na inserção no mundo concreto do trabalho e relações sociais.”, explica-nos o mentor Everardo de Carvalho.
Carla Sousa, outra das mentoras que integram este projeto, afirma: “No final da mentoria, o formando deverá conseguir um emprego de acordo com os seus valores, em que possa aplicar os seus conhecimentos e/ou talento, onde se sinta realizado. O emprego alcançado deverá satisfazer as suas necessidades, bem como as da sua família e, consequentemente, da sociedade. Alcançar a felicidade e bem-estar, a nível pessoal é a meta.”.
A formação do segundo grupo do Bootcamp, em Lisboa, está prevista iniciar-se a 28 de junho. Para a realização dos estágios, a CAIS conta com a parceria de várias empresas de diferentes áreas de atividade.