O Projecto Futebol de Rua está de volta. Depois de um ano parado, o Futebol de Rua conseguiu reunir a sua grande família na Batalha, entre 8 e 12 de setembro, para mais uma edição da Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua.
Esta edição contou com a presença de cerca de 300 participantes e foi promovida em parceria com a Câmara Municipal da Batalha e com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
Todos os participantes foram testados e todos os cuidados de segurança, garantidos pelo plano de contingência em vigor, foram devidamente assegurados pelo Projecto Futebol de Rua e pelos parceiros deste evento.
Tudo correu como de costume, os participantes dividiram-se entre as várias atividades da Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua: atividades culturais e recreativas; o workshop Move-te Faz Acontecer (para o desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais) e os Jogos do torneio, no entanto, a grande novidade desta edição foi outra: a promoção da Igualdade de Género.
Para o ano 2021, o Futebol de Rua assumiu três prioridades: priorização das atividades nacionais; reforço das atividades Educativas e, por último, a promoção da Igualdade e equidade de género.
A identidade do Projecto Futebol de Rua é a promoção da inclusão, dentro e fora de campo. Ninguém é excluído. Neste sentido, este ano o eixos da inclusão priorizado foi o da igualdade de género.
Em parceria com a Adidas, através do programa Breaking Barriers, realizámos, ao longo do presente ano, um conjunto de atividades e ações que pretendiam, por um lado, promover e aumentar a participação do género feminino nas atividades do Futebol de Rua e, por outro, sensibilizar para as questões de género no desporto.
O caminho ainda é longo, bem sabemos, mas os primeiros passos já foram dados e estamos orgulhosos do que eles representam para este Projecto. Esta edição contou com o triplo das comitivas femininas relativamente a edições anteriores.
Muito obrigada a todos os participantes!