Mensagem da CAIS – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Em 1993, a ONU estabeleceu o dia 17 de outubro como o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”. Desde então, a necessidade simbólica de o assinalar, infelizmente, continua. Sabemos que o caminho percorrido tem sido pautado por algumas vitórias, mas ainda há muito por fazer. Só no continente europeu são mais de 113 milhões de pessoas em risco de pobreza, sob as suas múltiplas formas. Em Portugal, cerca de 2 milhões.
Em 2015, os 193 Estados-membros da ONU estabeleceram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a ser cumpridos até 2030, que surgiram depois da reflexão sobre os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015). O primeiro objetivo continua o mesmo: erradicar a pobreza. Até 2030, comprometemo-nos, assim, a erradicar a pobreza extrema em todos os lugares.
Neste momento, parece uma meta impossível de alcançar, mas não será se assumirmos que este é um compromisso de todos.
25 anos pela Erradicação da Pobreza
A CAIS assinala este ano o seu 25º Aniversário. Há 25 anos, provavelmente inspirada pela efeméride da ONU, foi criada para lutar pela erradicação da pobreza. A Revista, então o seu projeto mais icónico, figurou-se como um instrumento essencial para a capacitação de muitas pessoas, mas também, como forma de sensibilização para as múltiplas formas de pobreza que figuravam no país.
Hoje, 25 anos volvidos, a CAIS tem desenvolvido um trabalho ativo em diversas áreas, transformando vidas muito para além da revista. Assistimos a mudanças socioeconómicas relevantes no país, atravessámos uma crise financeira da qual tão cedo não nos esqueceremos, levando-nos a refletir com precaução sobre o futuro.
É necessário um compromisso político sério, com medidas estruturais e transversais a várias áreas. A criação de emprego não basta, quando este não se revela suficiente para fazer face às despesas que as pessoas enfrentam diariamente. Os salários têm de refletir as necessidades reais das pessoas. E esta preocupação tem de ser acompanhada por uma aposta real nos Direitos Sociais, onde a educação de qualidade para todos, o acesso à habitação digna e a cuidados de saúde e outros direitos fundamentais são prioridade.
É um compromisso que todos devemos assumir.
Na CAIS temos feito um esforço para reinventarmos as respostas que damos a uma população com características cada vez mais heterogéneas. Os projetos que desenvolvemos na área da capacitação focam-se, mais do que nas competências técnicas, na valorização pessoal e social e na promoção de uma cidadania ativa, adaptando-se a um mercado de trabalho onde já não basta apenas “saber fazer”.
Para este trabalho contamos, desde o primeiro dia, com as empresas, redes e parceiros que querem fazer parte da solução. Esta colaboração tem sido essencial para que consigamos cumprir os nossos objetivos e os das pessoas que acompanhamos.
Hoje, queremos, por isso, renovar o compromisso que assumimos há 25 anos. Continuar a lutar pela erradicação da pobreza e contribuir para uma mudança concreta. Pela construção de uma sociedade onde todos contam. E sabemos que não estamos sozinhos.
Obrigado a todos os que assumiram connosco este compromisso!