Na primeira semana de fevereiro (3 a 9) assinala-se, em todo o mundo, a Semana internacional dos Vendedores de Jornais e Revistas de Rua – #VendorWeek, organizada pela Rede Internacional de Jornais e Revistas de Rua (INSP), da qual a Revista CAIS faz parte e que engloba 9 mil pessoas em 35 países.
Não querendo ficar de fora, a Associação CAIS vai reunir todos os vendedores da Revista CAIS em Portugal, de Lisboa, Porto, Coimbra e Almada, no dia 5 de fevereiro, no I Encontro Nacional de Vendedores da Revista CAIS.
Atualmente, contabilizam-se cerca de 4 milhões de leitores em 35 países que apoiam os Jornais e Revistas de Rua, enquanto instrumento de capacitação e de autonomia para mais de 9 mil vendedores em todo o mundo.
Em Portugal, atualmente o projeto conta com cerca de 40 vendedores, que desempenham um papel fundamental na identidade da Associação CAIS, saindo à rua todos os dias para vender a revista, permitindo-lhes otimizar as suas vidas de uma forma digna e de direito na sociedade.
O encontro está marcado para o final da manhã de dia 5 de fevereiro, no Centro CAIS Lisboa. Os vendedores vão ser recebidos pela Diretora Executiva da Associação CAIS – Conceição Cordeiro – e convidados a almoçar com os restantes utentes e equipa técnica da CAIS. De seguida, vão ser desafiados para uma dinâmica coletiva, no sentido de possibilitar a interação e o conhecimento do grupo. Por fim, os vendedores vão percorrer, num autocarro, alguns dos pontos de venda da Revista CAIS em Lisboa.
Vai ser um dia de aproximação e de convívio, para que TODOS se conheçam e troquem experiências da atividade que lhes é comum, a venda da Revista CAIS.
Sobre a INSP
A Revista CAIS faz parte da INSP (International Network of Street Papers), rede internacional criada em 1994 que apoia as revistas e jornais de rua em todo o mundo, quer na sua criação, quer no seu desenvolvimento e escala. Com sede em Glasgow, na Escócia, a INSP dá apoio a mais de 100 revistas e jornais de rua em 35 países para capacitar mais de 20.500 vendedores anualmente e chegar a mais de 4.6 milhões de leitores.
A INSP já apoiou mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social desde a sua fundação.
Em 2018 foram vendidos 19.4 milhões de revistas e jornais de rua em todo o mundo.