O NOSSO MUITO OBRIGADO À CAIS!
É com muita satisfação que escrevo o Editorial da Newsletter da CAIS. O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e a Associação CAIS estabeleceram uma parceria no âmbito do Programa Ciência + Cidadã e da estratégia da Unidade de Ciência na Sociedade do IGC, que possibilitou a edição do mês de março da revista CAIS dedicada à Ciência e o desenvolvimento de várias ações entre as duas instituições. As minhas primeiras palavras são de agradecimento à CAIS e a todos os seus colaboradores, utentes e vendedores com quem tivemos o enorme privilégio de partilhar ideias ao longo dos últimos meses.
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Revista CAIS tem como Editora Convidada Mónica Bettencourt-Dias, Diretora do IGC e conceituada investigadora portuguesa, e presta homenagem através da sua reportagem às mulheres na ciência “representadas, no mundo e em Portugal, de forma intergeracional, multidisciplinar e intercultural”. De salientar que segundo dados do Eurostat, Portugal é uma referência na União Europeia no que diz respeito à percentagem de mulheres cientistas e engenheiras (cerca de 52%). A revista aborda também o tema “Micróbios Bons vs Micróbios Maus” através dos pontos de vista de António Silva Graça, médico infecciologista, e Karina Xavier, investigadora do IGC.
Não podia deixar de destacar a narrativa fotográfica “Pelo olhar da ciência”, com fascinantes imagens científicas de investigadores e colaboradores do IGC e do ITQB NOVA, escolhidas por utentes e vendedores da CAIS durante a visita ao IGC, no passado dia 10 de janeiro, que tive o prazer de acompanhar e de recordar na Rubrica Viagem Transformadora desta edição da Revista CAIS. A união entre os colaboradores das duas instituições tornou-se ainda mais forte durante a mancha amarela, na manhã de dia 16 de março, pelas ruas do Município de Oeiras. Nesta ocasião, foram os cientistas do IGC que vivenciarem um pouco do dia-a-dia do dos vendedores da Revista CAIS ao partilharem com eles frustrações e conquistas, mas acima de tudo muita resiliência e interajuda.
O movimento para uma ciência aberta tem cada vez mais impacto por todo o mundo, ao promover a transparência e o acesso livre ao conhecimento científico. Esta abertura da ciência à sociedade promove uma participação ativa e envolvimento dos cidadãos na ciência, através de projetos que incentivam o diálogo entre a sociedade e as instituições científicas, com retorno para ambas as partes. Neste sentido, o IGC, o ITQB NOVA e a Câmara Municipal de Oeiras lançaram o Programa Ciência + Cidadã, inovador em Portugal, que tem como missão promover uma cidadania ativa através do diálogo aberto entre cidadãos, cientistas e representantes políticos e desenvolver projetos de investigação científica com envolvimento e participação ativa dos cidadãos (ciência cidadã).
As parcerias de responsabilidade social são por definição colaborações entre duas ou mais partes que estabelecem acordos de cooperação para atingir interesses comuns, podendo contribuir para o desenvolvimento social e sustentabilidade das organizações. A parceria entre a CAIS e o IGC foi muito além destes objetivos ao permitir sorrisos e afetos entre pessoas, saudades e vontade de continuarmos a fazer coisas juntos.
Nota Biográfica
Maria João Leão é atualmente Coordenadora do Programa Ciência + Cidadã numa parceria entre o Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB-NOVA e o Município de Oeiras. Foi durante 10 anos Diretora Executiva da Maratona da Saúde e coordenou no IGC um programa de sensibilização e angariação de fundos, onde estabeleceu parcerias inovadoras com a Everything is New /NOS Alive e a Vista Alegre. Realizou o seu Doutoramento no Imperial College, em Londres, através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina (PGDBM) e faz parte do painel de cidadãos do projeto europeu IMPETUS.