Texto por: Associação Portuguesa de Ciência de Dados para o Bem Social (DSSG)
A Ciência dos Dados tomou já um lugar de destaque em praticamente todas as indústrias, provando ser uma ferramenta essencial à tomada de decisões estratégicas, capazes de alterar o rumo das organizações. Esta consiste na recolha, transformação e análise de dados com a finalidade de obter informação acionável.
Para as organizações sociais, as vantagens da Ciência dos Dados vão desde a identificação de tendências e padrões no fluxo de doações (Quem ajuda? Quando? Porquê?) à análise global do funcionamento operacional da organização (Quanto foi o progresso? Qual foi o impacto? Que processos podem ser otimizados?), que podem ajudar a organização a cumprir a sua missão.
Apesar de ser um recurso valioso, a adoção da Ciência dos Dados como ferramenta do dia-a-dia ainda não é uma prática generalizada entre as organizações sociais, devido a constrangimentos como a falta de recursos humanos e financeiros. É necessário um esforço inicial para definir um protocolo de recolha que possa ser facilmente adotado por toda a equipa e mantido ao longo do tempo.
Numa tentativa de ajudar organizações sociais a potenciar o uso dos seus dados surge a Associação Portuguesa de Ciência de Dados para o Bem Social (DSSG – Data Science for Social Good). Ao estabelecer pontes entre organizações receptivas à vantagem do uso de dados e equipas de voluntários experientes em Ciência dos Dados, promovemos o seu trabalho conjunto, em desafios específicos, com o nosso apoio constante.
A parceria CAIS – DSSG surgiu da vontade de criar valor a partir dos dados relativos à venda da Revista, numa tentativa de partilhar com a comunidade o que torna os vendedores especiais e merecedores de toda a nossa atenção e respeito, e assim combater o estigma e a discriminação social. O projeto foi realizado por 5 voluntários: o Guilherme, o João B., o João P., o Jorge e o Pedro, e foi, segundo as suas palavras, uma oportunidade para aprender em primeira mão como a CAIS opera e contribuir com o seu conhecimento técnico para fazer a diferença.
Aliando a Ciência de Dados à solidariedade, este projeto abriu as portas para um caminho de parceria que entusiasma toda a equipa da DSSG. Poder partilhar com a CAIS a sua missão de promoção da integração social e da construção de uma sociedade mais próxima e justa foi e é um privilégio.
Bio do autor: Equipa DSSG
A Associação Portuguesa de Ciência de Dados para o Bem Social (DSSG) é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2018 e é composta por voluntários que acreditam na análise de dados como motor para a transformação positiva da sociedade. A nossa missão consiste em conectar cientistas de dados experientes a organizações com projetos focados na sociedade, ajudando-as a recolher e transformar dados em conhecimento acionável, potenciando assim o aumento do seu impacto social.