EM 2023, INTEGRÁMOS 122 PESSOAS NO MERCADO DE TRABALHO


2023 NA CAIS...

O contexto económico e social vivido em 2023, marcado pelas guerras e o aumento do custo de vida teve e continuará a ter um impacto em variadíssimas áreas da vida dos cidadãos. Vivemos, efetivamente, tempos difíceis. A pobreza continua a ser uma realidade preocupante no nosso País e verifica-se: 

“ Quanto menor o rendimento do agregado familiar, maior será o peso que os custos com habitação, com energia e com a alimentação terão no orçamento familiar”; 

À semelhança de questões tão importantes como a Saúde, a Educação e a Habitação, a questão do Emprego coloca, ainda hoje, a sociedade numa situação de alarme social que, em muitos casos, afeta os dois elementos do agregado familiar.

A Associação CAIS continua a representar um instrumento válido e eficaz de autovalorização de pessoas em situação de sem-abrigo, risco e exclusão social, ao conseguir, para estes grupos, o acesso a uma maior autonomia e a melhores condições de vida, através de estratégias de inclusão, com recurso a programas e projetos de capacitação e empregabilidade.

Sendo o emprego e a qualificação fatores de eliminação da pobreza², o Programa de Capacitação e Empregabilidade da CAIS permitiu que 92 pessoas atingissem a autonomia plena, isto é, deixassem de necessitar do acompanhamento social regular da Associação. Também foi possível integrar 122 utentes no mercado de trabalho, estando assim 51 pessoas no ativo, contando com os que permanecem empregados desde o ano anterior. A taxa de permanência no mercado de trabalho dos utentes da CAIS situou-se em 58%, sendo este um dos grandes motivos de orgulho na motivação e na determinação dos nossos utentes na prossecução dos seus novos projetos de vida.

O Projecto Futebol de Rua realizou a sua 20ª edição, tendo envolvido 1538 jogadores/as, oriundos de 182 equipas/ organizações de 17 distritos e regiões autónomas. Importa referir o incremento do número de participantes, nomeadamente com a participação feminina. Além do impacto desportivo e social muito positivo nos participantes, este projeto visa também quebrar o ciclo de transmissão geracional da pobreza e contribuir para a redução dos riscos de exclusão social nas gerações futuras. 

A Revista CAIS continua a ser o projeto da CAIS com maior notoriedade junto do público. No entanto, nestes últimos anos tem-se registado uma redução do número de vendedores e de vendas, tendência que indica que será necessário fazer uma profunda reflexão sobre o seu futuro. Esta decisão, surge enquanto resposta a uma nova realidade editorial imposta, essencialmente, devido ao crescimento dos meios digitais. 

A Oficina CAIS Recicla produziu mais de 11.000 novos produtos, resultando no reaproveitamento de aproximadamente 600 kg de material.

Todos os Mecenas do Projeto Abrigo renovaram, por mais dois anos, o protocolo com a CAIS, permitindo dar continuidade ao nosso trabalho a favor de uma sociedade mais livre, igual e sustentável, o que constituiu para a CAIS motivo de grande satisfação.


Juntos iremos “fazer do combate à pobreza um designo nacional”


CAIS EM NÚMEROS 2023

1,660

Atendimentos Sociais


577

Beneficiaram dos Serviços da CAIS


122

Integrações no mercado de trabalho

RSS