Decorreu na Associação CAIS mais uma edição do Bootcamp, financiado pelo Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2019. Tal como nas edições anteriores, o principal objetivo foi o de capacitar pessoas em risco de exclusão social e/ou desemprego, através de competências pessoais, sociais e técnico-profissionais que facilitem a sua integração no mercado de trabalho.
Cada Bootcamp tem a duração de 2 meses: um mês de formação e outro de estágio, realizado nas várias instituições parceiras da Associação CAIS, nesta iniciativa.
Neste sentido, na passada quarta-feira, dia 06 de outubro, realizou-se o “Encontro de Mentores” que visou a interação entre mentores e utentes da Associação CAIS. O grande intuito deste encontro, foi o de estimular a interação entre as partes, os mentores têm um papel fundamental na trajetória da empregabilidade e da capacitação percorrida pelos beneficiários desta iniciativa. Nos momentos de indecisão, de dúvida, ou de frustração estão disponíveis para tornarem este caminho mais acessível e mais fácil.
“Esta formação está a ajudar-me a encaixar peças do meu Puzzle”.
Estas palavras são de Mário Almeida, um dos beneficiários desta edição do Bootcamp. No entanto, o seu contato com a CAIS vai além desta inciativa, já participou no Futebol de Rua, em diversas atividades educativas e ocupacionais e, por isso, revela que encontrou na associação CAIS a luz para renascer.
“O meu maior sonho é sair deste estado de pobreza crônica e entrar no mercado de trabalho. Estou muito agradecido à CAIS e às técnicas pelo trabalho incrível que têm desenvolvido. Graças a este projecto a luz voltou a acender-se, hoje consigo ver saída, há esperança”.
André Marques, é outro beneficiário do Bootcamp, tem 18 anos e conheceu a CAIS através da sua mãe, que é utente há já vários anos. Em pequeno, lembra-se de acompanhá-la nas várias atividades, agora, aos 18 anos, é ele a recorrer às oportunidades que a CAIS tem para oferecer, nomeadamente na ingressão no mercado de trabalho.
“A CAIS representa uma fonte de VIDA para várias pessoas, é onde te podes agarrar. Aqui, puxam-nos para que consigamos seguir em frente. “
Sueli Delgado conheceu a CAIS no final de 2019, no entanto, afirma que as ferramentas que tem adquirido ser-lhe-ão úteis para encontrar um trabalho mais qualificado onde poderá ser melhor remunerada.
“O meu maior desejo é um trabalho que me permita conciliar as atividades de mãe com a esfera profissional.”
Estas três vozes manifestam, além de expectativas e de desejos, esperança no futuro. Esta é garantida, naturalmente, pelo grupo de formadores e pela equipa técnica da CAIS, mas também pelos mentores, que dedicam tempo e partilham a sua experiência com os utentes. Antonio Cruz e Silva é um dos mentores do programa Bootcamp.
“Sinto-me muito bem a realizar essa função, tento transmitir aos utentes as minhas experiências, no sentido de os ajudar a ultrapassar os desafios que lhes são colocados”.
Esta edição do Bootcamp terminou em 8 de outubro, na passada sexta-feira. Brevemente, os beneficiários irão estar a estagiar em várias empresas e instituições, que nos ajudam a oferecer um caminho de esperança e de acessibilidade a várias pessoas.
Na Associação CAIS, Todos Contam.