O país, ao fim de largos meses, começa lentamente a desconfinar. Foram meses de apreensão e de desconhecimento pelo futuro. Este sentimento foi geral, todos/as, sem exceção, o sentiram.
Da nossa parte, sentimo-lo especialmente junto das pessoas que acompanhamos. A Associação CAIS trabalha com pessoas que se encontram numa situação de fragilidade e de exclusão social, qualquer mudança estrutural, económica ou social, pode representar uma verdadeira ameaça na luta diária destas pessoas, a da conquista de um lugar de direito na sociedade.
Por exemplo, os vendedores da Revista CAIS deixaram de poder sair para as ruas e as vendas desta revista ficaram suspensas e, por consequência, as suas vidas também. Neste sentido, continuamos a trabalhar para lhes garantir uma solução, o seu sustento.
A Associação CAIS nunca fechou portas, mas agora podemos ir mais longe e retomar lentamente a normalidade das nossas atividades.
No Centro CAIS Lisboa iremos retomar, a partir de 19 de abril, as Atividades Educativas e Ocupacionais, nomeadamente as ADPS (Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social) e, em meados de maio, o projeto Bootcamp, projeto vencedor do Prémio BPI “la Caixa” Solidário 20219 e destinado à capacitação e integração profissional.
Na semana de 26 a 30 de maio, iremos promover o encontro de promotores distritais e regionais do Projecto Futebol de Rua e a formação em métodos ENF (Educação Não Formal).
Também inseridas no plano de atividades do Projecto Futebol de Rua para 2021, na semana de 3 de Maio, arrancam as Sessões Move e, a partir de 8 de maio, as sessões da iniciativa Move-te faz acontecer, bem como os torneios distritais e regionais do Torneio Nacional do Projecto Futebol de Rua.
Já no Centro CAIS Porto, em maio arranca, tal como em Lisboa, o projeto Bootcamp.
O showroom da Oficina CAIS Recicla irá abrir ao público também no início de maio, no entanto, esta oficina transformadora continua a aceitar encomendas e a trabalhar de “portas fechadas”. Os atendimentos aos nossos utentes e outras atividades de contacto presencial continuarão a realizar-se, no Centro CAIS Porto, às segundas, quartas e sextas – nos restantes dias, serão por telefone ou virtuais.
A Associação CAIS continua fiel à missão, a de proteger os que mais necessitam, porque, para nós, todos/as contam!