A proximidade é um desígnio do Minipreço. Uma razão de ser que nos envolve, motiva e que nos faz acreditar que é possível sempre fazer mais e melhor pelo bem-estar das famílias que nos visitam.
Foi com essa visão que, este ano, apresentámos um plano de sustentabilidade programático para o grupo que torna o nosso propósito de estarmos cada dia mais próximos ainda mais relevante, pertinente e atual. Acreditamos que estar cada dia mais próximos das comunidades que servimos implica um plano concertado e, a nível social, podemos ser relevantes em duas grandes áreas. Por um lado, promover a acessibilidade à alimentação, ajudando famílias em risco de pobreza a combater a lacuna alimentar melhorando a acesso a uma alimentação suficiente, nutritiva e com qualidade e, por outro lado, na inclusão laboral, contribuindo para minimizar a crise económica e social formando e contratando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Queremos, com este plano de sustentabilidade, criar um impacto positivo nos nossos principais grupos de interesse, envolvendo clientes, franqueados, fornecedores, investidores e os nossos colaboradores. Somos um grande grupo e seremos sempre agentes ativos para a melhoria das condições de vida das comunidades onde operamos.
O Minipreço tem uma história única no mercado da distribuição alimentar em Portugal. Os seus mais de 40 anos de história são feitos de uma relação de proximidade com os bairros, com as comunidades e com as famílias que, diariamente, visitam as nossas mais de 500 lojas em todo o território nacional. Somos o típico supermercado de bairro que, melhor do que ninguém, conhece os hábitos de compra, as necessidades e as carências de quem lá vive, estando ao lado, servindo e apoiando em todas as ocasiões.
E sempre que somos chamados a intervir, marcamos presença e reforçamos estes laços. Temos uma responsabilidade acrescida pela nossa história e um legado que nos posiciona e que nos impele a agir. Foi o que fizemos assim que o mundo se viu assolado por uma pandemia e assim que os nossos bairros começaram a ficar confinados, com as dúvidas e as incertezas a assolarem as nossas pessoas e as nossas famílias. Desde a primeira hora que mostrámos que não íamos deixar ninguém para trás. E quando apareceram os primeiros sinais de desespero, angústia e fome, colocámo-nos ao lado de quem mais precisa, porque a proximidade não se mede em metros.
Mudámos o nosso logotipo, criámos um programa de Mini Gestos Solidários e percorremos o país de norte a sul, identificando as pessoas e as instituições para que o nosso apoio chegasse a quem mais, realmente, necessitava. Perdemos a conta às toneladas de bens que saíam dos nossos armazéns e das nossas lojas para ajudar as nossas famílias, as que sempre nos visitaram e que tanto precisavam de nós agora. Fizemo-lo cientes da nossa missão maior de alimentar Portugal e de sermos parte da solução para mitigar os graves problemas que afetaram tão drasticamente os nossos bairros e as nossas zonas de intervenção.
Tudo o que aprendemos o ano passado foi cimentado este ano. Continuamos ativamente a identificar e a ajudar quem mais precisa e a aprofundar as áreas programáticas onde podemos intervir a nível de grupo.
Atualmente somos um agente cada vez mais ativo nos bairros e um parceiro de eleição cada vez mais pertinente para as famílias e essa responsabilidade impele-nos a atuar no combate à exclusão social, na erradicação da fome, na preservação do ambiente e na melhoria das condições de vida de todos. Estamos cada dia mais próximos de todos numa missão que nos motiva e orgulha. Este é o nosso conceito de proximidade, estando ao lado de quem mais precisa e trabalhando em conjunto para o bem estar comum.
Ricardo Torres Assunção, Diretor de Marketing e Comunicação da DIA Portugal
Com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Comunicação, Ricardo é um profissional criativo e entusiasta, focado em entregar resultados em ambientes exigentes e de alta competitividade.
No seu trajeto profissional constam projetos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca, fruto da sua passagem por empresas como McDonald’s, Super Bock Group e, atualmente, no Grupo DIA, onde aprofundou o gosto pela criação de marcas e tendências em mercados extremamente abrangentes, competitivos e multiculturais.