Este é um livro sobre liberdade — a de hoje, a do passado, a que existe e a que faz falta — desenvolvido por mais de 300 pessoas, para todas as idades e contextos.
Em 2023 a Truz Truz Editora quis saber como se percepciona a liberdade em Portugal através da voz de pessoas pouco ouvidas e que habitam o país agora, quase 50 anos depois do 25 de abril de 1974. Para tal, convidaram 28 Associações Sociais do Grande Porto que trabalham com pessoas de diferentes idades e nacionalidades — desde crianças à terceira idade, portuguesas, imigrantes e refugiadas — bem como diversas problemáticas e causas — situação de sem abrigo, prostituição, deficiências físicas e cognitivas, causa LGBTQIA+, educação e desenvolvimento social de grupos marginalizados, entre outras.
Destas Associações formaram-se 50 pequenos grupos que agrupamos com 50 autores/as convidados/as, todos/as residentes em Portugal, operacionalizando, assim, 50 encontros literários nos meses de setembro de 2023 a janeiro de 2024.
Das sessões de Escrita Criativa que dinamizamos na CAIS, em parceria com a Truz Truz Editora, saiu esta parceria, que conta com a colaboração de alguns dos nossos beneficiários.
Cada encontro literário, foi um diálogo sobre liberdade: a de hoje, a do passado, a que existe e a que faz falta. O principal objetivo de cada encontro foi criar um palco para que muitas vozes anónimas e tantas vezes esquecidas se pudessem expressar e trabalhar ativamente na produção cultural deste livro.
Pode encontrar online a versão voz off do capítulo da CAIS aqui