As Atividades Educativas e Ocupacionais retomaram no dia 26 de abril, depois dos avanços e recuos provados pela pandemia de Covid-19. O dia 26 de abril marcou o arranque, em Lisboa, com a primeira atividade – Português e Português para Estrangeiros.
Com as turmas reduzidas, devido às regras sanitárias, estiveram presentes seis utentes, logo pela manhã, juntamente com a responsável pelas atividades, Maria João Gomes.
“O nosso projeto de Atividades Educativas e Ocupacionais é planeado de janeiro a dezembro, sempre numa base de respeitar o ritmo de cada um dos alunos, adaptando os conteúdos destas aulas às necessidades dos próprios. Este programa contém uma série de atividades: Português e Português para estrangeiros, alfabetização, inglês, matemática, informática, cidadania digital… e depois as outras mais ocupacionais como as artes plásticas, temos uma aula de defesa pessoal, teatro, e ainda o futebol de rua que é o nosso projeto mais querido de entre os utentes”, explica Maria João.
A sessão começou com um pedido de apresentação dos presentes, por parte da formadora, que escreveu no quadro a seguinte frase:
O QUE QUERO APRENDER NESTA AULA?
Cada um dos formandos escreveu, numa folha de papel a sua resposta. No final cada um apresentou o que pretende com esta aula e quais os objetivos que querem atingir.
“Estou nas aulas de Português para aprender mais algumas coisas do que aquilo que não sei. Para rever tudo aquilo que esqueci dos tempos em que andei na escola. Quero aprender a falar melhor e a não dar erros quando escrevo” , explica Paulo Ferreira, um dos formandos. Por outro lado, o seu colega Luís Alves partilha: “Estou aqui para adquirir mais conhecimentos, para melhorar a escrita, pois dou erros quando escrevo, e para aprender a ler melhor.”
Entretanto, as restantes Atividades Educativas e Ocupacionais, as Atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social já retomaram em Lisboa e no Porto. O projeto de capacitação e empregabilidade Bootcamp também já iniciou no Porto com um total de 10 formandos.