REVISTA CAIS DE DEZEMBRO

CAPA_DEZEMBRO-01

A edição da #RevistaCAIS de dezembro já está à venda!

Francisco Moita Flores é o Diretor Convidado da edição deste mês.

No Editorial, Moita Flores aponta o despovoamento do Interior como uma das mais agudas doenças que ataca o nosso País. Salienta como centenas de aldeias, dezenas de vilas e muitas cidades estão na pobreza, causada pelo envelhecimento da população e abandono dos locais por parte dos mais jovens, rumo ao litoral.

Na secção 1 Tema, 2 Pontos de Vista, a questão em debate é “Grandes Cidades do Litoral vs. Concelhos do Interior do País: Que desigualdades para os cidadãos?” José António Borges (Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade , Lisboa) e Joaquim Mário Ferreira (Presidente da Junta de Freguesia de Amareleja – Concelho de Moura, Alentejo) dão a sua opinião sobre esta questão.

No Salvar o mundo – Nacional damos a conhecer o Instituto de Apoio à Criança (IAC), uma instituição que pretende garantir que as crianças tenham assegurados os seus direitos, e com isto garantir o seu desenvolvimento integral.

Em Salvar o mundo − Internacional falamos sobre o Children's Defense Fund (Fundo de Defesa das Crianças) que nos EUA tem como missão garantir que cada criança tem um início de vida saudável, seguro, justo e com uma conduta moral, de forma a garantir uma passagem bem-sucedida para a vida adulta.

Nesta edição, a Reportagem incide sobre o "Despovoamento do Interior" e falamos sobre quais são as consequências sociais deste fenómeno demográfico e que medidas podem ser tomadas para o combater.

Na Narrativa Fotográfica, José Miguel (@voodoolx) transporta-nos para o instagram, exibindo imagens cheias de magia de espaços urbanos.

Na Viagem Transformadora, Francisco Moita Flores fala-nos da sua visita a Machu Picchu, no Peru, um encontro verdadeiramente transcendental.

Destaque ainda para o filme “Invictus”, baseado numa história real, em que Nelson Mandela usa o desporto – o râguebi – para unir um país separado racialmente.

#AssociaçãoCAIS #TodosContam