REVISTA CAIS: ESTATUTO EDITORIAL

ENQUADRAMENTO

A Revista CAIS é uma publicação mensal. Nasceu em dezembro de 1994, por iniciativa da Associação CAIS, com o objetivo de ser um instrumento de dignificação, capacitação, empoderamento, rendimento financeiro e autonomia para pessoas em situação de pobreza extrema e exclusão social.

Este é ainda hoje o primeiro propósito da Revista CAIS, apesardesta não constituir atualmente a única ferramenta de um processo complexo de integração social. O vendedor da RevistaCAIS não é apenas um vendedor de uma revista de rua, é tambémuma pessoa que está em trabalho de inserção social através do acompanhamento técnico prestado pela Associação CAIS.

MODELO EDITORIAL

A Revista CAIS tem, desde dezembro de 2014, um renovado perfil de conteúdos e uma ótica cada vez mais positiva, aliados a um modelo editorial inovador.  

A Revista CAIS quer assim despertar no público o desejo e a necessidade da sua compra, para além do gesto solidário que a acompanha.

A Revista CAIS quer promover a partilha de experiências e desaberes, a pluralidade do pensamento, apresentado numa visão construtiva e na perspetiva da solução.

A Revista CAIS quer ser alegre, otimista, inspiradora. Mesmo na pobreza extrema há gestos que enobrecem e dignificam.

A Revista CAIS quer transmitir esperança, ideias e caminhos de renovação e de oportunidades.

A Revista CAIS quer ser uma publicação solidária com causas dignificantes, da cidadania ao ambiente, mas também uma expressão do indivíduo, da estreita cumplicidade entre o “eu” e o Mundo.

Por todas estas razões, a Revista CAIS tem mensalmente umdiferente Diretor Convidado – que escolhe alguns dos temas a tratar, além de ser imagem de capa –colocando assim cadaedição nas mãos de cidadãos que se notabilizaram entre nós,figuras públicas das mais variadas áreas profissionais.

A Revista CAIS constitui desta forma um instrumento de partilha,para que todos os seus Diretores Convidados possam envolver-se num exercício ímpar de cidadania e acrescentem aos compradores e vendedores um produto editorial único e imperdível.

A Revista CAIS rege-se, na sua produção editorial, pelos princípios fundamentais do Jornalismo, nomeadamente os que dizem respeito à Ética e Deontologia Profissional.